Um grupo nascido da inquietação de empresários catarinenses conquistou recentemente um marco histórico: o MIND21, movimento que reúne líderes empresariais para trocar experiências e impulsionar seus negócios, acaba de abrir sua primeira mesa internacional nos Estados Unidos. A nova unidade está localizada na Flórida e é composta por 12 empresários brasileiros que empreendem fora do país, em setores como construção civil, finanças e consultoria em gestão.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A expansão consolida o MIND21 como um ecossistema de apoio e evolução empresarial com atuação além das fronteiras brasileiras. Hoje, são nove mesas ativas — oito no Brasil e uma nos EUA — com mais de 120 empresários, boa parte ligada à Associação de Municípios da Região Laguna (Amurel), em Tubarão (SC). Entre os nomes que integram o movimento estão executivos de empresas como Brasil ao Cubo, Baly Brasil e Esquadrimax que, junto aos demais empresários, movimentam mais de R$ 4,5 bilhões em negócios.
Mais que um grupo de networking, o MIND21 opera como um conselho consultivo compartilhado, com encontros mensais, mentorias práticas, workshops de high light e sessões de “Hotseat”, onde os participantes compartilham desafios reais e recebem orientações de outros empresários.
A chegada aos Estados Unidos será celebrada com um Summit internacional em Orlando, programado para outubro deste ano. Além da expansão global, o grupo também lançou o PEM21 — Programa de Evolução para Micro e Pequenas Empresas, voltado a empreendedores de todo o Brasil. Online e acessível, o programa já conta com 16 empresas participantes e oferece uma trilha de aceleração com foco em governança, cultura, gestão, marketing e vendas.
De consultório à hotelaria: a virada de com o apoio do MIND21
Apaixonado por gestão e por pessoas, Henrique Vieira Medeiros, 44 anos, é CEO dos Hotéis Ok Inn, criador da Leve Gestão Hoteleira, sócio da YOU Hotéis Inteligentes, do MIND21 e da Acelera Hotéis, além de integrar o captable da Stayhotel Club. Apesar de ter raízes em uma família tradicional da hotelaria, sua carreira começou na odontologia, onde atuou por muitos anos como cirurgião-dentista, até que decidiu unir experiência, visão empreendedora e herança familiar para transformar o setor hoteleiro.
A virada aconteceu após uma aquisição estratégica da família no setor imobiliário. Henrique assumiu a operação do novo empreendimento e, literalmente, mergulhou no negócio: morou dentro do hotel por mais de 6 anos, o que o levou a enxergar ali um modelo diferenciado no mercado. “Me baseei numa premissa muito simples: o prazer em conviver e servir”, conta.
Durante um tempo, equilibrou as duas carreiras — odontologia e hotelaria — até perceber que precisava fazer uma escolha. Foi então que entrou em cena o MIND21. Com a aproximação do grupo e das provocações geradas nas mentorias e encontros com outros empresários, Henrique encontrou o ambiente ideal para amadurecer sua decisão. “Chegou um ponto em que percebi que precisava de bagagem cultural e fundamentos sólidos de gestão. Busquei referências como a FGV e a Fundação Dom Cabral, mas foi no MIND21 que encontrei o lugar onde realmente queria estar”, destacou.
A decisão de mudar de carreira deu frutos rapidamente. Hoje, Henrique lidera uma rede de hotéis voltada para públicos que buscam praticidade e acolhimento no dia a dia, com foco em quem está na estrada a trabalho. “Já fui representante comercial, viajei muito pelo Brasil e sentia na pele o que faltava. Eu queria criar algo que entregasse exatamente o que eu procurava: boa cama, bom banho, café da manhã digno e conforto para quem precisa economizar sem abrir mão de qualidade”, lembra.
O modelo foi replicado com sucesso. A taxa de reincidência dos hóspedes em 2024 chegou a 73%, superando modelos de negócios como o da própria Disney, que opera com 70%, segundo pesquisas. “Esse número mostra que estamos no caminho certo. Criamos algo sólido, escalável e, acima de tudo, feito para pessoas reais”, finaliza.
Um movimento que virou negócio
Fundado em 2021 por seis empresários de diferentes setores, como comunicação, mercado financeiro, comércio, consultoria, gastronomia e hotelaria, o MIND21 nasceu como uma roda de conversa e evoluiu para um modelo estruturado de apoio empresarial. Hoje, oferece quatro novos produtos:
- Mesa de conselho em pares: encontros mensais com mentorias e dinâmicas práticas.
- Aconselhamento individual: acompanhamento personalizado durante 12 meses.
- Move Day: evento imersivo para desenvolvimento intensivo.
- Summits: encontros que reúnem todos os membros, duas vezes ao ano.
Para o sócio e um dos fundadores do MIND21, João Pedro Andrejczuk, o objetivo do grupo é claro e os números mostram que estão no caminho certo. “O nosso propósito é transformar donos de negócios em empresários. Empreender é uma coisa, gerenciar é outra. Queremos elevar o padrão da gestão no Brasil e agora também fora dele”, afirma Andrejczuk, contando que no início eram 12 empresários e inúmeros problemas em gestão, marketing e vendas. “ Por falta de oportunidades, eles não conseguiam compartilhar suas experiências e problemas e a formação da mesa foi a solução para esses negócios”, disse.
Ele ainda destacou que ser uma comunidade nunca foi o objetivo, mas, em 2023 o grupo recebeu mais de 100 interessados em fazer parte do movimento. “Foi nesse momento que decidimos transbordar nossa metodologia para outros grupos. Hoje, temos nove mesas, sendo oito no Brasil e uma nos Estados Unidos. Em 2024 saímos de 12 para 34 membros e, atualmente, estamos em quase 120. No ano passado, nos transformamos num modelo de negócios, começamos a entender nossa entrega e o nosso propósito”, destaca.
Leia Mais
Obras da BR-470 voltam a impactar abastecimento de água em Blumenau neste domingo
Domingo (18) será de sol em Blumenau
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 68 milhões
Participe dos canais do Portal Alexandre José
O post Modelo de negócio catarinense une empresários e conquista espaço nos Estados Unidos apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.