Moraes nega pedido de Bolsonaro e mantém audiências

Siga @radiopiranhas

Moraes afirmou que o novo material disponibilizado não altera os fundamentos da denúncia contra Bolsonaro; Leia na Gazeta do Povo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, neste sábado (17), o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para adiar as audiências de testemunhas no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A defesa alegou dificuldades técnicas para acessar o material probatório, que teria sido disponibilizado pela Polícia Federal nesta semana em três links, totalizando cerca de 40 terabytes de dados. Os advogados argumentaram que o volume de informações inviabiliza a análise completa antes do início das oitivas.

Ao negar o pedido da defesa de Bolsonaro, Moraes afirmou que o novo material disponibilizado não altera os fundamentos da denúncia apresentada pela PGR. “A disponibilização desse material, entretanto, em nada alterou os fatos imputados na acusação, consubstanciada na denúncia oferecida pelo Ministério Público e o conjunto probatório em que foi baseada”, escreveu o ministro.

As audiências estão previstas para começar na segunda-feira (19) e envolvem depoimentos de integrantes do chamado “núcleo 1”, apontado como responsável por liderar um suposto golpe de estado. Entre os convocados estão o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes, o ex-chefe da Marinha Carlos de Almeida Baptista Junior e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Inicialmente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia desistido de ouvir Ibaneis, mas Moraes manteve a oitiva em despacho assinado na sexta-feira (16).

Esta é a segunda tentativa da defesa de Bolsonaro de adiar os depoimentos. Na terça-feira (13), os advogados já haviam alegado falta de acesso integral às provas reunidas pela investigação e solicitaram mais tempo para análise.

Crédito Gazeta do Povo

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.