Innovation Club provoca reflexão sobre as potencialidades de inovação e tecnologia no Brasil

Evento realizado na noite desta quinta-feira (15) teve apresentação do diretor executivo do Brasil Global Summit, Rodrigo da Luz. Ele falou sobre o principal objetivo do evento que promove uma experiência intensiva em inovação e networking de alta qualidade.

Um evento que reúne representantes das maiores empresas do Brasil e do mundo para falar sobre inovação, cultura e tecnologia foi apresentado durante o Innovation Club desta quinta-feira (15). A programação, realizada pelo Pro_Move Lajeado com apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), contou com a apresentação do diretor executivo do Brasil Global Summit, Rodrigo da Luz. Ele falou sobre o objetivo e a proposta do evento nacional que reúne milhares de pessoas em Brasília.

Luz falou sobre as potencialidades do Brasil

Luz iniciou sua exposição fazendo um panorama do Brasil em relação a outros países. De acordo com o palestrante, o país é o quinto maior do mundo em tamanho territorial e ocupa o sétimo lugar em número de habitantes, com uma população de cerca de 212 milhões de pessoas. “Nós somos um país cheio de oportunidades e prova disso é que, recentemente, conseguimos ser reconhecidos como a 8ª melhor economia do mundo. Isso porque temos mão de obra qualificada, matéria prima, boas conexões e potencial para criar soluções inovadoras que estão sendo usadas em outros países”, colocou.

Segundo o palestrante, existem no Brasil diversas empresas que estão usando tecnologia e inovação para criar soluções que revolucionam a forma como vivemos. Porém, muitas não são conhecidas ou não contam com a credibilidade dos brasileiros. “Muitas vezes nós não acreditamos no nosso próprio potencial e, quando nos deparamos com uma nova tecnologia, logo pensamos que não vai funcionar no Brasil”, comentou.

Rodrigo da Luz (1)

O evento

Com objetivo de mudar a concepção das pessoas sobre os avanços que estão sendo realizados por empresas nacionais, Luz comentou que era necessário ter um local onde as pessoas, empresas e organizações conhecessem o que de melhor está sendo realizado aqui. “O Brasil Global Summit surgiu de uma provocação e da vontade de mudar a cultura brasileira de pensar que tudo o que há de bom no Brasil não é nosso”, explicou.

O palestrante falou que o evento surge com a proposta de divulgar o que o Brasil está fazendo em inovação e tecnologia para os brasileiros. “Nós temos a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) que promove o Brasil no exterior, mas precisávamos de algo que mostrasse, para quem está aqui, as nossas potencialidades e o que o país produz de alta tecnologia”, colocou.

A segunda edição do evento foi realizada no mês de março no Centro de Eventos Ulysses Guimarães em Brasília. Ao todo, a programação, que é gratuita para os participantes, reuniu mais de 7.500 pessoas que acompanharam palestras com representantes de empresas nacionais e internacionais que têm operação no Brasil e acreditam no potencial do país para investimentos. “É um grande evento colaborativo. Nós reunimos empresários, estudantes e pessoas que estão interessadas nesses temas para construir soluções conjuntas”, pontuou.

Tecnologia no Brasil

Luz falou sobre duas empresas que oferecem serviços que estão mudando hábitos de consumo das pessoas. A SpeedBird Aero é uma empresa paulista que constrói e comercializa drones com sistemas de navegação que são capazes de transportar e entregar pequenos pacotes com alimentos e medicamentos. O equipamento foi criado para uso comercial, industrial e de saúde. “Hoje existem vários países que utilizam esses drones para entregas rápidas.”

Outro case citado pelo palestrante é a Synkar, uma startup goiana que produz robôs que operam em ambientes internos e externos e são capazes de realizar o transporte de pequenas mercadorias e outros serviços. “São inúmeros exemplos que temos aqui no Brasil de empresas que estão inovando e levando seus produtos para diversos países”, comentou.

Assim como essas empresas, Luz comentou que existem outras centenas que têm potencial de expandirem atuação e tornarem-se empresas internacionais, como o NuBank, por exemplo. “O NuBank, com apenas 12 anos, já possui mais de 100 milhões de usuários no país. Isso porque ele oferece todas as soluções que as pessoas precisam de forma prática e acessível”, explicou.

Preparação

O palestrante falou sobre a importância da preparação profissional para transformar o Brasil cada vez mais em um país tecnológico. Segundo Luz, as empresas possuem vagas de emprego em aberto e não conseguem mão de obra qualificada para assumirem as vagas. “Nós temos exemplos de empresas gaúchas, como a Marcopolo, de Caxias do Sul, que tem mais de cinco mil vagas em aberto e não conseguem profissionais capacitados para preencherem esses postos de trabalho”, compartilhou.

No encerramento da programação, Luz compartilhou que a próxima edição do evento será realizada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, considerado o maior centro de eventos do Brasil. “Nós esperamos mais de 20 mil pessoas na terceira edição do evento. Queremos cada vez mais provocar os brasileiros sobre o quanto o Brasil está inovando, que o nosso país tem potencial de ter empresas que podem expandir sua atuação para o exterior. Essa é a proposta do Brasil Global Summit, criar conexões e mostrar o melhor do Brasil para os brasileiros”, finalizou.

The post Innovation Club provoca reflexão sobre as potencialidades de inovação e tecnologia no Brasil appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.