Siga @radiopiranhas
A Vila Olímpica Parahyba, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa, se prepara para sediar, na próxima semana, dois eventos organizados pela Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap). A capital paraibana receberá, nos dias 23 e 24, respectivamente, a segunda etapa do Campeonato Paraibano de Nado Artístico e o primeiro Torneio Interestadual de Polo X3.
O Estadual de Nado Artístico acontece em três etapas, com provas diferentes, como as de figuras técnicas e as de coreografias, além das provas individuais e em duetos. O evento também servirá como avaliação em relação ao local que receberá o Campeonato Brasileiro da modalidade no próximo mês.
“A nossa equipe de nado artístico é nova, com crianças realmente de 10 a 12 anos, mas que têm se destacado bastante no contexto nacional. Essa competição é a segunda etapa do Campeonato Paraibano e é também preparatória para um teste das estruturas que serão utilizadas para o Campeonato Brasileiro de Nado Artístico, que será realizado na Vila Olímpica, em João Pessoa, em 19 de junho”, disse a presidente da Feap, Luciana Rabay.
“Estamos estimando em torno de 40 atletas que vão competir em categorias diferentes, individual, dueto e equipes. A competição será na piscina que é específica do nado artístico e que é uma das poucas na região Norte-Nordeste que tem o som subaquático, que já tem as plataformas construídas, então, a gente é muito privilegiado de já ter toda uma estrutura pronta para o nado artístico e é por isso que o Campeonato Brasileiro vai ser aqui, porque a gente, realmente, tem uma estrutura fantástica”, complementou Rabay.
O campeonato demonstra o crescimento e aperfeiçoamento da modalidade esportiva no contexto estadual. “Por ser um esporte bastante técnico, que exige muito treinamento, às vezes, a rotatividade de atletas é grande, porque são poucos os que conseguem fazer a dedicação total dos treinamentos, tanto de preparação física como da parte técnica. A Paraíba começou com nado artístico há uns dez anos e tem evoluído bastante, porque tem conseguido manter uma equipe de base que tem que se renovado a cada ano”, defende a presidente da Feap.
Torneio Interestadual
No sábado (24), é a vez dos atletas de polo aquático da Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte entrarem em ação. Diante da realidade atual da modalidade na Paraíba— marcada pela escassez de equipes —, a Federação estará promovendo a realização de torneios interestaduais como forma de garantir que os atletas se mantenham motivados, em atividade e com oportunidade de desenvolver suas habilidades técnicas e táticas. A proposta é realizar duas a três edições destes eventos por ano, e em 2025, serão, no mínimo, duas, assegurou a presidente da Feap.
“Nós vamos fazer um torneio interestadual, porque, no polo aquático nós temos uma situação diferenciada, uma vez que a Vila Olímpica é o único clube da Paraíba que tem a equipe completa, os outros clubes não têm mais. Então, não tem como ter um Campeonato Paraibano. Para manter os meninos motivados, temos que fazer torneios interestaduais e convidar as equipes de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, para virem participar, para que as equipes tenham tempo de jogo, pratiquem e tal”, esclareceu Luciana.
É uma situação bem diferente do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), onde tem inúmeros times de polo aquático no sudeste. Mas aqui não, sabe? O Nordeste geralmente tem um time por estado e aí dificulta até a evolução e o treinamento dos times. Por isso que a Federação resolveu investir em torneios interestaduais, fazendo dois a três torneios desse por ano. Em 2025, teremos, com certeza, dois, para que as equipes possam jogar, ter tempo de jogo e crescer”, complementou ela.
Paraibana brilha
No Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior de Inverno, que está acontecendo no Recife (PE), de forma simultânea ao Sênior, a Paraíba já garantiu um pódio. Na manhã da quarta-feira (14), a atleta do Clube dos Oficiais da Paraíba (COPM-PB), Giovanna Campos, ficou com o bronze nos 400 m medley após completar a prova em 5min14s. Com o feito, ela quebrou o recorde paraibano absoluto da modalidade, que estava em vigor desde 2004.
As provas começaram na terça-feira (13) e seguem até amanhã (17). A Paraíba está sendo representada por quatro clubes: COPM-BM, com quatro atletas; Grêmio Vila Olímpica, com seis atletas; Esporte Clube Cabo Branco/Aqua R1, com um atleta; e SESI Campina Grande, com dois atletas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de maio de 2025.
source
Fonte
A União