
A vacinação contra a dengue em Balneário Camboriú inicia nesta quinta-feira (15) somente para crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde, porque é o grupo que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, depois dos idosos, mas para estes a Anvisa ainda não liberou o imunizante.
O município recebeu 1.390 doses na terça-feira (13) que, de acordo com atualização feita nesta quarta-feira (14) pela regional de saúde, poderão ser aplicadas na totalidade, já que as doses de reforço serão entregues no prazo de três meses.
Mais de 300 casos positivos
Até a última sexta-feira (9), Balneário Camboriú registrava 360 casos positivos de dengue. Destes, 172 autóctones, quatro importados, 148 indeterminados e 36 em investigação.
São duas doses
A vacina é gratuita e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacinação (veja a lista no final desta matéria), das 8h às 17h.
Esta é a primeira vez que Balneário Camboriú recebe doses da vacina contra a dengue.
A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, reforça que a vacina é uma importante forma de prevenção e que a expectativa é que todas as doses recebidas pelo município sejam utilizadas.
“Nossa orientação é que pais ou responsáveis levem seus filhos para tomar a vacina. Este é um gesto muito importante para a proteção deles. Temos que combater essa cultura de vacina ser ruim, estamos trabalhando para isso. E vale lembrar que a imunização só é considerada completa após a aplicação da segunda dose, feita após 90 dias (três meses), portanto, quem receber a vacina neste primeiro momento deverá ficar atento ao prazo do reforço. Apenas crianças e adolescentes que residem em Balneário Camboriú poderão receber a vacina na cidade”, explica.
As doses serão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde, proporcionalmente ao número de pacientes dentro da faixa etária cadastrada.
A vacinação será feita por ordem de chegada, enquanto durarem os estoques.
Para se vacinar, é preciso levar um documento pessoal e a carteira de vacinação.
- UBSs com sala de vacinação
- UBS Central – Rua 1500, nº 1100
- UBS do Bairro da Barra – Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n
- UBS do Bairro São Judas – Rua Maurício Venâncio Cunha, 130
- UBS do Bairro Nova Esperança – Rua Boa Vista, s/n
- UBS do Bairro Vila Real – Rua Dom Abelardo, nº 400
- UBS do Bairro dos Municípios – Rua Alfredo Wagner, s/n
- UBS do Bairro das Nações – Rua Marshal N:180, esq. Rua Itália
- UBS do Bairro Ariribá – Avenida dos Tucanos, 300
- UBS do Bairro Estados – Rua Pernambuco, s/n.