
Duas pessoas foram presas em flagrante na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, em Santa Catarina por armazenar e compartilhar imagens de abuso sexual infantojuvenil. As prisões ocorreram durante a Operação Proteção Integral II, deflagrada pela Polícia Federal para combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Um homem de 29 anos foi preso em Chapecó e outro, de 26 anos, em Herval d´Oeste. A operação teve abrangência nacional, com o cumprimento de 129 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão preventiva em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 44 pessoas foram presas em flagrante durante as diligências.
A ação é uma continuidade da Operação Proteção Integral I, realizada em 12 de março, e busca integrar forças policiais federais e estaduais na identificação e responsabilização de envolvidos na produção, armazenamento, compartilhamento ou comercialização de material de abuso sexual infantil.
O trabalho mobilizou 462 policiais federais e 175 policiais civis em todo o país.
De acordo com a PF, somente entre janeiro e abril de 2025 foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes sexuais.
A Polícia Federal reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para protegê-los de abusos.