Escola Municipal Viver e Conhecer comemora 38 anos com homenagens

Escola Municipal Viver e Conhecer comemora 38 anos com homenagens

Em um dia memorável, 1º de março, a Escola Municipal Viver e Conhecer celebrou seu 38º aniversário, marcando mais uma etapa significativa em sua notável trajetória educacional em Capinzal. Atualmente, o educandário conta com pouco mais de 800 alunos e 81 funcionários.

A diretora, Viviane Cristina Sitniewski, destacou que a celebração não apenas incita reflexão, mas também reconhece a dedicação dos profissionais que contribuíram e continuam a contribuir para a construção dessa história.

“É um momento para valorizar todos os profissionais, alunos, famílias e reconhecer a contribuição da escola para nossos estudantes e a comunidade”, ressaltou Viviane.

A data foi enaltecida com uma homenagem à professora Luciane Viecelli Thomazoni, reconhecendo seus 35 anos de trabalho e sua inspiração para todos. O evento contou com a presença de ex-alunos e “Vivico”, o mascote da escola.

No período da tarde, as festividades prosseguiram com homenagens a pessoas que desempenharam papéis cruciais na história da instituição. Dentre eles, Tibério Caio Boff Zortéa, criador do nome e logomarca da escola; Ana Paula Moretto, homenageada pelo nome da biblioteca “Ler e Ver”; Cleiton Walter Gonçalves, responsável pelo símbolo da Feira Científica Interdisciplinar; Theodora Matzenbacher Bonato, autora do desenho da camiseta do projeto “Ler é Viver”; Rafael Otávio dos Santos, idealizador do nome do evento gaúcho “Vivenciando a Tradição Gaúcha”; além de Gabriel Giumbelli, Isadora Delfes Prigol e Maria Júlia da Silva, criadores da camiseta do Passeio Ciclístico e do nome do evento “Viver Pedalando”.

Ex-alunos ausentes foram representados por fotos e vídeos, estabelecendo uma conexão crucial para que os alunos atuais compreendam a construção e a importância da história da instituição.

Segundo Viviane, o evento teve o propósito de fazer com que cada aluno compreenda seu papel na instituição e sinta-se responsável por dar continuidade a este legado.

Durante os dois períodos, a escola proporcionou atividades recreativas e um lanche saudável, consolidando um ambiente de celebração e aprendizado.

A programação continua em 16 de março com o Passeio Ciclístico, em 18 de março ocorre o lançamento do projeto “Ler é Viver”, e ao longo do mês está prevista a revitalização do bosque, envolvendo as famílias nesse processo de melhoria do ambiente escolar.

Histórico

O início da história da escola ocorreu no ano de 1986, quando alguns pais solicitaram ao então prefeito, Celso Farina a criação de um pré-escolar municipal, devido à estadualização do Colégio Mater Dolorum. A ideia se concretizou em 21 de fevereiro, através do decreto nº 010/86, com 3 turmas- duas de pré-escolar e uma de alfabetização- que iniciaram as aulas em salas alugadas pelo Colégio Estadual Mater Dolorum, sendo professoras nesse período Ieda Gramázio, Jociane Morosini e Veranice Maria Lovatel, tendo como primeiro presidente da APP o Sr. Dilson Deitos e do clube de mães a Sra. Silvia Moretto.

Em 4 de dezembro de 1986, sob decreto 075/86 foram criadas novas turmas e ampliada a oferta de ensino para primeira à quarta série do ensino fundamental, que iniciaram em 1987, tornando-se, então, um grupo escolar – ao qual, em 1988, com o decreto 085/88 de 04/12/88 – foi dado o nome de Grupo Escolar Municipal “Viver e Conhecer” – por sugestão do aluno Tibério Zortea, que também criou o logotipo da escola.

Teve como primeira diretora Irmã Ignês Gambim, Coordenadora Pedagógica Ieda Gramázio, secretária Mariléia Almeida Spoltti, professoras Márcia Regina Melloto, Maria de Lurdes da Costa, Emilda Lagni, merendeira Laurinda Pelegrini e agente de serviços gerais Hondina Azevedo.

A escola mudou-se no ano de 1989, para as dependências do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, tendo como diretora Jane Alice Gotardo (3 meses) e com sua saída Zenilde Durli passou a responder pela direção da escola. Em 1990, a direção foi dividida entre Zenilde Durli e Maria Helena Bazzo. Em 1991 e 1992 a direção foi assumida por Ieda Gramazio. Nesse período foram implantados:

Primeiro Show cultural (1990);

Primeiro uniforme (1990);
A Biblioteca “Ler e Ver” – com nome sugerido pela aluna Ana Paula Moretto (1991);

Primeiro Café colonial (1991);

O projeto de um prédio próprio teve início em 1991, com a aquisição do terreno pelo, então prefeito, Irineu José Maestri. Em 1992, teve início a construção planejada pela engenheira Maria Helena Maestri. O atual prédio da escola foi inaugurado em 1996, na gestão do prefeito Hilton Pedro Paggi. A escola, a partir de então, passou a ter um prédio próprio para desenvolver suas atividades pedagógicas.

Em 1993 até 1998 Naves Maria Helt assumiu a direção da escola e foram criadas:

Primeira Bandeira da Escola (1993);

Grupo de Danças (1994);

Projeto de apoio pedagógico para alunos que apresentavam baixo rendimento escolar e/ou dificuldades de aprendizagem (1997);

E, pelo parecer 059/97 de 1º de abril do mesmo ano, implantou-se gradualmente o atendimento para alunos de 5ª à 8ª série;

Em 1º de março de 1998 a escola teve alteração no nome para Escola Municipal “Viver e Conhecer”.

No ano de 1998 (de maio a dezembro) Valquiria da Silva Moresco assumiu a direção, durante a licença maternidade de Naves Maria Helt.

De 1999 até o ano 2000 Cássia Maris Wilbert Souzo assumiu a direção da escola e foram criadas:

Cantina escolar, com lanches comercializados aos alunos, além daquele oferecido no refeitório- com aprovação dos pais (2000);

Grêmio Estudantil Monteiro Lobato (2000);

Quadra esportiva em parceria com a APP;

Primeira turma de formandos da 8ª série (2000);

Programa 5S;
No período entre 2001 e 2002 Ivanir Muraro Daros assumiu a direção da escola e foram criados os seguintes projetos/programas:

2001 – A escola te acolhe: programação especial para o início do ano, acolhendo os alunos e motivando-os para o estudo; Primeiro casal caipira; Família na Escola;

Em 2003 até 2012, Veranice Maria Lovatel foi a responsável pela direção da escola;

2003 – Primeiro passeio ciclístico; Projeto de recuperação paralela de 5ª à 8ª série; festival de atletismo; criação da 2ª bandeira da escola; implantação do projeto média 8; criação da nota de comportamento; Feira Científica (criação da logo pelo aluno Cleiton Walter);

2004 – Festival de atletismo; foi criado o programa “Parada Obrigatória” com objetivo de trabalhar os temas Transversais; Festival da Canção;

2005 – Criação do grupo teatral “Camaleão”; Garoto e garota da Festa Junina; Criação da Gincana Viver Bem (premiação da Noite Corujinha – sugestão do grêmio Estudantil); Sala de informática; Criança em festa;

Inaugurado em 2007, o ginásio da Escola Municipal “Viver e Conhecer” é o local onde são realizadas aulas de educação física e os alunos que participam das escolinhas de voleibol, handebol masculino, futsal feminino e xadrez.

2008 – Criação da sala de artes; Leitor nota Dez;

2009 – Soletrando; Criação do mascote – Vivico; Agenda escolar;

2010 – Dia do Lanche saudável (pré-escolar); Interséries (1º ao 5º Ano); Aulas à tarde de 5ª à 8ª série; Bosque Viver e Conhecer; Feira Literária com presença de autores na escola;

2011 – Edição do Livro do 4º Ano – Conhecendo e Construindo Nossa História; Dia da Pantufa; Inauguração da nova secretaria;

Acampamento Fim de Ano – 7ª série;

2012 – Criação da sala AEE – atendimento educacional especializado;

Implantação da escola de Pais; Eleição do aluno Ronaldo dos Santos como primeiro Vereador Mirim;

Algumas atividades sempre estiveram presentes ao longo da história da Escola Municipal “Viver e Conhecer”:

Viagens de Estudo;

Dia da Criança;

Semana do Estudante;

Festa Junina;

Confraternização de Funcionários;

Comemoração do aniversário da escola.

Em 2013, assumiu a direção a professora Sirlei Marli Gerhardt Rosa. Algumas inovações foram realizadas nesse ano:

Parceria com a empresa AFUBRA através do projeto Verde é vida (coleta de óleo saturado para reciclagem e a Ação Conjunta) e com o SESC (contação de histórias e teatro);

Criação da garrafa de água personalizada da escola;

Implantação de um projeto de sensibilização sobre o bullying;

Formação do grupo ambiental COMVIDA – Viver e Conhecer;

Implantação Semana do Livro no mês de abril;

Realização da I Corrida Rústica junto com o passeio ciclístico;

Realização da primeira Parada dos Professores.

Algumas realizações de 2014 e 2015.

Criação e implantação de documento com critérios de avaliação para a disciplina de Ética e Cidadania;

Adaptação da matriz curricular para as séries finais: uma proposta inclusiva;

Formação continuada para os alunos que ficam com nota inferior a 7,0 na disciplina de ética e Cidadania, uma em cada bimestre;

Participação na I Jornada Literária Municipal;

Realização do Festival de Dança de 6º ano a 8ª série na semana do estudante;

Realização da feira Científica Interdisciplinar de 4º ano a 8ª série e mostra de trabalhos de pré-escolar ao 3º Ano;

Realização da Feira Literária em parceria com a SME, no mês de outubro;

Realização da festa à fantasia para o pré-escolar, no mês de outubro;

Implantação da Gincana Reciclar, desmembrando-a da Gincana Viver bem;

Implantação do boletim de Ética e Cidadania;

Participação em projeto Vereador Mirim;

Implantação do projeto “Uso da água na escola com sustentabilidade”, em parceria com Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Tractebel Energia e Consórcio Machadinho;

Aquisição de brinquedos de Playground para Educação Infantil em parceria com a empresa BRF.

No ano de 2016 foram realizadas as seguintes ações:

Implantação do plano de melhoramento e plano anual; (Anexo)

Pintura externa do prédio;

Ampliação da área coberta da escola (Cobertura entre escola e ginásio)

Realização do I Dia da Cocada.

No período de 2017 a 2020, a professora Maria de Fatima de Oliveira Ribeiro assumiu a direção da Escola e foram criados os seguintes projetos/programas:

Projeto de leitura “Ler é Viver”. Todo dia 18 de cada mês é desenvolvida uma atividade diferente, com o objetivo de estimular o gosto e o hábito pela leitura de maneira constante diversificando os gêneros textuais;

Criação da logo para o projeto de leitura “Ler é Viver” pela aluna Theodora Matzenbacher Bonato com lançamento da camiseta;

Realização do II e III Dia da Cocada;

Revitalização dos banheiros, dos alunos, do 1º piso;

Mudanças no sistema de avaliação, passando a ser trimestral para 1º ao 9º ano a partir de 2018, abolindo o exame final, juntamente com as demais escolas da rede municipal de Educação de Capinzal;

Alteração da média anual de 7,0 para 6,0 conforme decreto Nº 015 de 6 de fevereiro de 2018 da rede municipal de ensino:

Encontros de estudos sobre a BNCC organizados pela SME, objetivando a elaboração da Proposta Curricular Municipal; (Dimensão Pedagógica?)

Continuidade das Gincanas Viver Bem e Reciclar;

Realização do Show de Talentos no final do ano letivo;

Implantação do diário on-line, na rede municipal de ensino;

Reestruturação da distribuição das turmas de acordo com o nível de ensino, ficando assim, no período matutino de 1º ao 9º ano e no vespertino alunos de Pré-escola ao 5º ano;

As turmas de 5º e 9º ano tiveram, no contraturno, aulas de apoio pedagógico semanalmente (2019);

De 6º ao 8º ano foi oferecido, no contraturno, oficina de redação uma vez por semana (2019);

Homenagem aos 19 funcionários que encerraram os trabalhos na escola (aposentadoria);

Realização da Feira Científica Interdisciplinar de 4º ao 9º ano e Mostra de Trabalhos de Pré ao 3º ano;

Participação da Feira de Matemática nas etapas Regional e Estadual, com classificação de 01 projeto para a Feira Nacional de Matemática (9º ano – professora Sirlei Marli Gerhardt Rosa) a ser realizada em 2020;

Elaboração da 3ª edição do Jornal “Janela Viva” com o Grêmio Estudantil “Monteiro Lobato” sob a orientação da coordenadora Viviane Cristina Sitniewski, registrando os principais fatos dos anos de 2017 a 2020.

No ano de 2020, as aulas presenciais, no período de 18 de março até 20 de abril, foram suspensas, devido à pandemia da COVID-19 e seguindo as orientações do Decreto Municipal nº 27 de 18/03/2020. A partir do dia 20 de abril, os professores retomaram os trabalhos no formato home-office.

Em relação aos alunos, a prática pedagógica aconteceu de maneira remota através da plataforma da Secretaria Municipal de Educação e do Sistema de Gestão Escolar-SGE ou com a retirada de atividades impressas na escola. Os alunos que moravam longe da escola, receberam as atividades impressas em casa. O retorno às aulas presenciais ocorreu de forma híbrida no dia 3 de novembro, gradativamente.

No entanto, no dia 26 de novembro, elas foram novamente suspensas, em virtude da região entrar na Matriz Vermelha. O trabalho pedagógico foi retomado via plataforma, SGE e/ou retirada e entrega de atividades impressas. Mesmo em contexto de pandemia, no ano de 2020, foi realizada a cerimônia de encerramento para os alunos de 9° ano, de maneira virtual, transmitida via YouTube pelo canal da SME.

Em 2021, a direção da escola é assumida pela professora Viviane Cristina Sitnieswski. Neste ano, a escola organizou-se para a retomada das aulas de maneira presencial, porém foi necessário fazer o escalonamento da maioria das turmas devido ao número de alunos por sala, no 1º semestre do ano.

As turmas de 3º anos e 9º anos, desde o início do ano letivo, não realizaram o escalonamento, foi trabalhado com todos os alunos diariamente. O 3º ano foi dado prioridade pelo fato do processo de alfabetização e o 9º ano por ser conclusão de ciclo. Em maio, as turmas de 2º ano também foram organizadas para frequentar as aulas todos os dias, após o desdobramento das turmas.

No 2º semestre, foi feito o retorno gradativo das demais turmas. Em setembro, voltaram os 1º anos (01/09/21), 4º anos matutino, Infantil VI matutino e 6º anos vespertino (13/09/21) , 8ºanos (20/09/21) e 5º anos (27/09/21). Em outubro, retornaram o 6º ano 1 matutino, 7º anos e os 4º anos vespertino no dia 13 enquanto que as turmas da Educação Infantil do período vespertino no dia 18.

Quanto às atividades desenvolvidas em 2021, pode-se destacar:

Live dos 35 anos de história da escola com a participação de ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários e músicos da cidade;

Lançamento da promoção “Noite do hot-dog” juntamente com a APP;

Eleição dos membros para o Grêmio Estudantil “Monteiro Lobato”;

Festa Junina Interna devido o contexto de Pandemia;

Parceria com o Jornal A Semana para a publicação de Dicas de Leitura das Famílias;

Olimpíada de Educação Física com a escolha do mascote;

Reorganização da gincana “Reciclar” para campanha, sem objetivo de competição entre as turmas;

Retomada do Dia da Cocada;

Lançamento da 3ª edição do jornal da escola “Janela Viva”.

Em 2022, tanto as aulas como as diferentes atividades (assembleia de pais, entrega de boletins e pareceres, palestras, visitas educativas, entre outras) foram retomadas presencialmente.

Algumas atividades/promoções que merecem destaque:

Presença de alunos com seus respectivos professores que se destacaram em concursos e projetos levando o nome da escola para as esferas municipal, estadual e nacional, no aniversário de 36 anos da instituição;

Reelaboração da gincana Viver Bem para campanha Viver Bem;

Retomada presencial da Festa Junina.
Em 2023, foi dado sequência às atividades escolares e feita a retomada de duas atividades. Uma delas foi o Passeio Ciclístico com a criação do nome deste evento e lançamento da camiseta a partir de concurso. Os alunos Isadora Prigol, Gabriel Giumbelli e Maria Júlia da Silva foram os vencedores. A outra foi a Parada Obrigatória com as turmas de 5º e 8 º ano.

Além disso, foi feito o concurso para a escolha do nome do evento gaúcho que já estava na sua 3ª edição. O aluno Rafael Otávio Souza dos Santos teve sua sugestão selecionada e o evento recebeu o nome de “Vivenciando a Tradição Gaúcha”.

Em 2024, foi realizada a parceria com a Secretaria de educação e o Instituto Crescer para que a escola tenha o seu próprio grupo de dança gaúcha.

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