Neste ano, o Estado já registrou 13 mortes da doença e quase 17 mil casos já confirmados, de acordo com boletim da Secretaria Estadual da Saúde
O Rio Grande do Sul vive um cenário preocupante com o avanço da dengue em 2025. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), já são quase 17 mil casos confirmados e treze óbitos relacionados à doença.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito, que se prolifera em ambientes com água parada. Os sintomas mais comuns incluem febre alta de início súbito, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas vermelhas na pele e um cansaço intenso. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar dor abdominal persistente, vômitos frequentes e sangramentos nas mucosas, sinais de alerta para procurar ajuda médica imediata.
“O atendimento com as devidas orientações precoces faz toda a diferença para evitar as complicações que a doença pode causar”, afirma o Dr. Luis Fernando Pinto Gandara, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Estrela.
O Pronto Atendimento do HE está preparado para receber pacientes com sintomas de dengue, oferecendo diagnóstico rápido e cuidado integral. Exames como hemograma completo e teste NS1, fundamentais para a identificação da doença, são cobertos pelos planos de saúde conveniados e, no HE, não há cobrança de coparticipação. Além disso, o hospital oferece estrutura adequada para hidratação venosa e administração de medicações injetáveis, com leitos confortáveis e atendimento baseado no cuidado amoroso à vida..
Com o aumento das chuvas, a proliferação do mosquito tende a crescer. Por isso, é essencial reforçar os cuidados preventivos, como eliminar água parada de qualquer recipiente, manter caixas d’água vedadas e usar repelente regularmente.
Diante de qualquer sintoma suspeito, a orientação é não esperar e buscar avaliação médica o quanto antes. Com atendimento 24h, o PA está sempre à disposição para cuidar da saúde da sua família. Para mais informações sobre consultas, exames ou procedimentos, ligue no telefone (51) 3712-7500.
The post Casos de dengue aumentam no RS e Vale do Taquari: saiba quando procurar atendimento appeared first on Agora No Vale.