Siga @radiopiranhas
O mês de maio marca o início da contagem regressiva para O Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Com a aproximação da festa, comerciantes e prestadores de serviços já iniciam os preparativos para receber os turistas que movimentam a cidade durante o período junino.
A rede hoteleira da Rainha da Borborema é um dos setores que mais se beneficia com a promoção do evento junino, com as reservas sendo procuradas com mais intensidade a partir de abril. O Garden Hotel, por exemplo, já está com todos os quartos reservados para os dias que marcam os shows mais aguardados pelo público.
“O dia 27 de junho já está lotado. A maioria dos hóspedes reservam cerca de três a quatro dias e sempre vêm em família, muitos trazem os sogros e os avós para conhecerem. Normalmente, o hotel fica bem movimentado durante o mês inteiro, mas do dia 19 a 22 de junho sempre reservamos todas as acomodações”, detalhou Rilávia Motta, gerente comercial do Garden.
Segundo ela, os turistas que se hospedam no local são, principalmente da região Sudeste e Centro-Oeste do país, vindos de lugares como Belo Horizonte, Brasília, Santa Catarina e Goiás. Para receber os visitantes, o hotel é todo decorado com ornamentos que remetem à cultura junina tradicional. Além disso, os hospedes são recepcionados por trios de forró e o cardápio do Restaurante Tropeiros da Borborema passa a oferecer opções de pratos típicos regionais.
Outra hospedagem bastante procurada em Campina Grande, durante o período junino, é o Hotel Village, que conta com duas unidades no município: o Comfort, localizado às margens do Açude Velho, e o Premium, próximo ao Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo. Ambas já registram um alto volume de reservas.
“Os três primeiros finais de semana já estão praticamente esgotados. Muitos clientes se antecipam porque sabem que os preços podem subir com a demanda, além do risco de não encontrarem mais disponibilidade. Por isso, logo após o São João, geralmente em outubro, já iniciamos as vendas para o ano seguinte”, explicou Alexandre Lima, gerente de reservas do Village.
Diferente do perfil de público que se hospeda no Garden, os visitantes do Village que vêm aproveitar o São João campinense são, em sua maioria, oriundos do Nordeste — especialmente de Alagoas, Rio Grande do Norte e Salvador. “A maior parte das reservas é para estadias de, no mínimo, três dias. Eles querem aproveitar bem o fim de semana e visitar outros atrativos turísticos além do Parque do Povo. A unidade Premium costuma ser a mais procurada, por oferecer mais opções de lazer em sua estrutura”, acrescentou Alexandre.
Restaurantes
O segmento culinário também é beneficiado com a chegada dos turistas a Campina Grande durante os festejos juninos. Bares e restaurantes que servem pratos típicos da região ganham destaque entre os visitantes e participam ativamente da festa, com muitos estabelecimentos instalando-se temporariamente no Parque do Povo para atender ao público durante as noites da festa.
O Bodódromo Lá em Mãe, com mais de 15 anos de tradição, viu suas vendas dispararem durante o São João do ano passado graças a uma criação de sucesso: o “bode in box”. A proposta foi oferecer um prato típico da região — bode assado com rubacão — em uma versão prática, permitindo que o consumidor aproveite a festa enquanto saboreia a culinária local.
“Neste ano, nossa proposta, tanto para o Sítio São João quanto para o Parque do Povo, está totalmente voltada ao bode in box”. O sucesso foi tão grande que não temos mais como nos desvincular dessa ideia”, afirmou Fernando Carvalho. “A praticidade de consumir um bode, um picadinho ou até uma buchada em uma caixinha permite que o público aproveite a festa caminhando, sem precisar se sentar para comer”.
Durante o São João, o cliente podia escolher entre picanha de cordeiro, bode assado, tripinha de bode ou bode guisado — todos acompanhados de rubacão. Para 2025, Fernando antecipa a novidade: um filé à parmegiana de bode com queijo de cabra.
Além de marcar presença no Parque do Povo e na Vila Sítio São João, o Bodódromo Lá em Mãe também realiza o tradicional Forró Bode, no município de Lagoa Seca, e mantém sua sede funcionando, normalmente, durante todo o período dos festejos juninos. Para dar conta da alta demanda, o proprietário inicia ainda no final de abril a contratação de reforço na equipe.
“Contratamos cerca de 30% a mais do nosso quadro fixo, o que representa aproximadamente 40 novos funcionários atuando nesse período. É um momento de grande faturamento para a empresa — conseguimos lucrar cerca de oito vezes mais do que em um mês comum”, detalhou Fernando Carvalho.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de maio de 2025.
source
Fonte
A União