Uma grande operação policial mobilizou, na noite deste sábado (10) e na madrugada de domingo (11), as cidades de Capinzal, Ouro e Zortéa. A ação, batizada de Choque de Ordem, contou com a participação de sete viaturas e 17 policiais militares. O objetivo foi reforçar a segurança, combater crimes e coibir infrações de trânsito.
Durante as abordagens, dois suspeitos foram presos por tráfico de drogas na cidade de Ouro. Segundo a Polícia Militar, os detidos são um casal, ambos maiores de idade e reincidentes pelo mesmo crime. Com eles, foram apreendidas 14,1 gramas de cocaína e 5,2 gramas de crack. Os dois foram conduzidos ao plantão da Polícia Civil e autuados em flagrante por tráfico, conforme o artigo 33 da Lei de Tóxicos (Lei 11.343/2006).
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de veículos, emissão de notificações de trânsito e na realização de fiscalizações em bares, boates e postos de combustíveis.
Em Zortéa, foram abordados 38 veículos, com três recolhidos ao pátio do guincho conveniado. Sete notificações foram emitidas por infrações diversas e 15 pessoas foram abordadas.
Em Ouro, além das prisões por tráfico, dois termos circunstanciados foram lavrados por posse de cocaína, somando 5,6 gramas. Durante a blitz de trânsito (PCTRAN), a polícia aplicou diversas autuações: uma por embriaguez ao volante, uma por dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias, uma por condução com CNH suspensa, uma por veículo com pneus em mau estado, duas por dirigir sem habilitação e outras duas por permitir que pessoas sem CNH conduzissem veículos. Ao todo, 40 veículos foram abordados.
Já em Capinzal, uma motocicleta foi removida ao pátio do guincho conveniado por irregularidades. Foram aplicadas duas autuações por permitir direção a pessoa não habilitada, uma por documentação vencida e outra por pneus em más condições.
De acordo com a Polícia Militar, a Operação Choque de Ordem faz parte de um cronograma de ações preventivas e repressivas na região, com objetivo de aumentar a segurança e reduzir os índices de criminalidade e infrações de trânsito.