Lula considera importação de arroz e feijão para lidar com prejuízos nas safras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (7) que, se necessário, o Brasil poderá importar arroz e feijão para enfrentar os prejuízos causados nas safras. A afirmação foi feita durante uma entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Com as chuvas, acredito que a colheita do arroz no Rio Grande do Sul tenha sido atrasada de vez. Se necessário, para equilibrar a produção, teremos que importar arroz e feijão para garantir que o povo brasileiro tenha acesso a alimentos a preços compatíveis com sua renda”, afirmou.

Lula já discutiu com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) a questão da inflação dos alimentos, especialmente do arroz e feijão. Os ministros informaram ao presidente que os preços tendem a diminuir com o avanço da colheita.

Considerando que o Rio Grande do Sul é o principal produtor de arroz do país, Lula está preocupado com o impacto das enchentes no estado na oferta de alimentos para os consumidores, o que pode resultar em aumento de preços.

No entanto, as enchentes no RS representam um desafio significativo, uma vez que o estado é responsável por 70% da produção nacional de arroz.

De acordo com um levantamento da consultoria Datagro, os temporais têm o potencial de causar perdas de 10% a 11% na produção de arroz do estado e um prejuízo de R$ 68 milhões para os agricultores da região.

The post Lula considera importação de arroz e feijão para lidar com prejuízos nas safras appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.