Possível tornado: Vendaval deixa duas mortes em Santa Catarina

Tempestades severas atingiram o Oeste de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (9), provocando destruição em diversos municípios e a morte de duas pessoas. As vítimas foram atingidas por árvores derrubadas por ventos que ultrapassaram os 100 km/h. A Defesa Civil e meteorologistas avaliam a possibilidade de um tornado na região de Palmitos.

A primeira morte ocorreu em uma área rural de Palmitos, onde um homem de 51 anos foi atingido por uma árvore. A segunda vítima foi registrada na divisa entre Palmitos e Caibi, também devido à queda de árvore. Ambas as ocorrências foram confirmadas pelas autoridades.

Em Itapiranga, foi registrada uma microexplosão atmosférica, ou downburst, que provoca ventos muito fortes em pouco tempo. Palmitos foi o município mais atingido, com destelhamentos, queda de árvores e postes, casas destruídas e 893 residências sem energia. Trechos da BR-158 ficaram bloqueados. Especialistas analisam se um tornado causou os danos mais intensos.

Em Caibi, 14 casas foram destelhadas na Linha Beira Rio, e 16 pessoas ficaram desalojadas. Já em Maravilha, mais de 2.700 imóveis ficaram sem luz. Cunha Porã, Cunhataí, Iraceminha, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, Modelo e São Miguel da Boa Vista também registraram prejuízos.

Em Mondaí, parte do muro de um ginásio escolar desabou e feriu seis crianças, sem gravidade. Na Grande Florianópolis, houve granizo em Palhoça, queda de árvores, falta de luz e o tombamento de uma parada de ônibus em Coqueiros.

Os temporais foram causados por uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, onde também houve ventos fortes e chuva intensa. A previsão indica melhora no tempo neste sábado (10), com retorno do sol em Santa Catarina.

Fonte: Metsul Meteorologia

Vento provoca duas mortes em Santa Catarina; Oeste pode ter tido tornado

The post Possível tornado: Vendaval deixa duas mortes em Santa Catarina appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.