Bebê de seis meses morre após se engasgar com leite materno

Um bebê de seis meses morreu após se engasgar com leite materno em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (1°).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o bebê de seis meses estava com as vias aéreas obstruídas por leite materno. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer a vítima.

No local, os socorristas fizeram a Manobra de Heimlich para tentar salvar o bebê. Antes da chegada das equipes, familiares e amigos também buscaram alternativas para desengasgar a vítima.

Apesar das tentativas de salvamento, o bebê de seis meses não reagiu as manobras e morreu no local. O caso foi registrado na região da Vila Santa Terezinha.

O que fazer quando o bebê engasgar?

Um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) fez um passo a passo do que fazer quando o bebê engasgar. Inicialmente, ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros telefone 193 ou SAMU telefone 192 e diga seu endereço: nome da rua, número da casa, nome do bairro e a cidade onde está.

Não tente retirar o objeto da garganta do bebê, pois você poderá empurrá-lo ainda mais fundo. Com o dedo indicador e médio, segure a boca do bebê aberta.

Em seguida, coloque o bebê deitado de barriga para baixo em cima do seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Apoie seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza.

Dê 5 tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê. Coloque o bebê deitado de costas sobre o outro antebraço apoiado sobre a coxa e faça 5 compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos (cada compressão deve ter 4 centímetros 2 a 3 dedos de profundidade). Se ele chorar, vomitar ou tossir é sinal que desengasgou.

(Massa News)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.