Previsões reforçam alertas para novo período constante de chuvas

A MetSul Meteorologia emite um alerta para o Rio Grande do Sul, indicando a aproximação de um novo período de chuvas intensas, com volumes consideráveis em algumas regiões do estado. Esse evento é esperado para áreas já afetadas por inundações e deslizamentos de terra recentes, ampliando a situação crítica em que se encontram. Prevê-se que as chuvas persistirão por vários dias, semelhante ao ocorrido no final de abril e início de maio, quando diversas cidades registraram precipitações entre 500 mm e 700 mm nas regiões Centro e Nordeste.

Este novo episódio de instabilidade é impulsionado por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina. Apesar de não se aproximar do Rio Grande do Sul, essa combinação meteorológica resultará em chuvas significativas no estado ao longo da quarta-feira. Antes da chuva, espera-se a presença de ventos quentes e secos de Norte em diversas cidades.

Diferenças

Apesar da maioria das cidades não registrar volumes de chuva muito altos, existe o risco isolado de chuvas fortes, com um marginal risco de tempo severo. Contudo, em áreas de relevo, o risco de deslizamentos de terra é extremo, tornando qualquer precipitação um perigo potencial. O campo de vento intenso associado ao ciclone permanecerá em alto mar, sem afetar diretamente o estado.

Na quinta-feira, a tendência é de melhora nas condições meteorológicas na maioria das cidades gaúchas, com a entrada de ar frio do Sul, que amenizará as temperaturas. Entretanto, o vento Sul poderá represar o rio Guaíba na Lagoa dos Patos, resultando em uma elevação temporária do nível da água.

No Norte do estado, a quinta-feira ainda será marcada por chuvas. Na sexta-feira, espera-se o retorno da instabilidade na maioria das regiões, com possibilidade de chuvas localmente fortes, devido à dificuldade da frente fria em romper o bloqueio causado pela massa de ar seco e quente do Centro do Brasil. Essa instabilidade persistirá durante o fim de semana e início da próxima semana, resultando em altos volumes de chuva.

Melhora

A partir da terça-feira seguinte, espera-se uma melhora nas condições meteorológicas com a chegada de uma massa de ar polar.

Os modelos numéricos indicam um consenso sobre a previsão de altos a excessivos volumes de chuva em parte do Rio Grande do Sul nos próximos sete dias. Os acumulados mais significativos são esperados nas regiões Norte e Nordeste do estado, com destaque para a região da Serra.

Este novo episódio de chuvas é extremamente preocupante, ocorrendo em um momento em que o estado já se encontra em condição crítica. Prevê-se o aumento do risco de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em rodovias, especialmente nas cabeceiras dos rios. Embora os volumes previstos não sejam tão extremos quanto os do evento anterior, ainda representam uma ameaça às regiões já afetadas. A chuva também pode agravar os alagamentos existentes, uma vez que as redes pluviais já estão sobrecarregadas pelas enchentes, dificultando o escoamento adequado da água.


Fonte: MetSul

The post Previsões reforçam alertas para novo período constante de chuvas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.