João entrega cartões do Passe Livre

Siga @radiopiranhas

O governador João Azevêdo e o secretário de Educação, Wilson Filho, participaram, na manhã de ontem, da solenidade oficial de entrega de cartões do programa Passe Livre Estudantil para alunos da rede estadual de ensino. O evento foi realizado no auditório do Colégio da Polícia Militar da Paraíba e marcou o início da distribuição do benefício, que garantirá transporte gratuito para estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, residentes nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande. Na ocasião, os estudantes foram informados de que a primeira recarga de créditos, para mais de 13 mil beneficiados, já está disponível.

Participaram da solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, o deputado estadual João Gonçalves e outras autoridades, além de alunos e  mães de alunos beneficiários do cartão.

Com um investimento de R$ 89,5 milhões, o programa tem como objetivo principal combater a evasão escolar, facilitando o acesso dos alunos às instituições de ensino por meio da gratuidade no transporte público coletivo urbano. O benefício contempla também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades presencial e semipresencial, além de incluir a gratuidade para acompanhantes de alunos com deficiência.

O programa deve atender 48 mil estudantes em toda a Paraíba, e os passes dos alunos serão recarregados com 44 passagens. Já para os acompanhantes, serão 88 passagens. Para manter o benefício, os estudantes deverão cumprir uma frequência mínima de 90% nas aulas, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o combate à evasão escolar e o incentivo à permanência dos jovens na escola.

O governador falou da importância do programa: “A gente sabe, infelizmente, que muitas vezes o estudante deixa de ir para a escola porque o pai não tem o dinheiro, muitas vezes, para colocar para o transporte público. Então, esse é um programa que vai investir mais de R$ 89 milhões na Paraíba em transporte escolar. Que bom que a Paraíba fez o seu dever de casa, que tem condições de investir cada vez mais. Esse é um momento de celebrar. Um momento de celebrar muito essa conquista, que, na verdade, não é do governador, não é do secretário, é dos estudantes. A conquista é deles”, afirmou.

Em seguida, ressaltou a alegria de viver esse momento: “Fico muito feliz e agradecido por termos conseguido avançar tanto em políticas públicas no estado, e eu sempre digo que gestão pública é, antes de tudo, cuidar das pessoas. E eu, que fui professor, sei da importância da educação, sei como se transforma a vida das pessoas através da educação”.

Durante a cerimônia, o secretário Wilson Filho destacou a importância do programa: “Estamos lançando o maior programa de transporte gratuito para estudantes do Brasil, de combate à evasão escolar, o maior programa em termos educacionais. A partir de hoje, mais de 13 mil estudantes já podem utilizar o seu cartão para se transportar de forma gratuita no ônibus”.

Os estudantes Milena de Sousa e Samuel Gomes Filho, do 3o ano da Escola da Polícia Militar, foram os primeiros a receber o cartão simbólico das mãos do governador. “Esse benefício irá fazer a diferença na minha vida, e na vida de muitos estudantes”, falou Samuel Filho.

Representando todas as mães de alunos, Lívia Nascimento de Sousa agradeceu: “É com imensa gratidão que queria parabenizar ao governo e todos os responsáveis que fizeram com que esse programa se tornasse uma realidade no nosso estado. Sabemos que esse programa não é apenas um meio de locomoção para esses alunos, vai muito além. Antes, muitos pais precisavam escolher, naquela semana, se iam recarregar o passe de um filho ou de outro, ou se iam pagar um boleto ou não, dependendo da realidade de cada um, porque nós temos várias realidades. Então, muita gratidão por esse projeto, por esse programa, e parabéns a todos os envolvidos. Parabéns aos alunos, a todos os estudantes, porque essa vitória é de vocês”, declarou.

Cadastro

Os estudantes que ainda não se cadastraram poderão fazê-lo. Para ter acesso ao benefício, é necessário comprovar matrícula regular na rede estadual e manter frequência escolar. Em João Pessoa, o cadastramento ocorre no posto do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), localizado no Terminal Rodoviário Severino Camelo. Já em Campina Grande, o cadastramento ocorre no Terminal de Integração do município, no posto do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans-CG).

Para se cadastrar, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Será realizada a biometria facial dos estudantes, e eles receberão o cartão do Passe Livre Estudantil.

No caso de estudantes com deficiência, que já possuem direito à gratuidade no transporte público, o benefício se estende aos acompanhantes. Para se cadastrar, a documentação necessária é a mesma: documento com foto, CPF e comprovante de residência. Nesse caso, os acompanhantes receberão uma recarga de 88 passagens no cartão, para garantir o deslocamento de deixar e buscar os estudantes 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de maio de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.