CES/PB comemora estudo para implantar vacina contra herpes-zóster no PNI

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 4 maio 2025

O Conselho Estadual de Saúde (CES/PB), comemorou a decisão do ministro da Saúde Alexandre Padilha em determinar um estudo para a inclusão das vacinas conjugadas pneumocócica 15-valente (VPC15), que previne a pneumonia e a herpes-zóster (conhecida como cobreiro) no Programa Nacional de Imunização (PNI).

O presidente do CES/PB, Antônio Eduardo Cunha lembrou que há cerca de dois anos os conselhos de saúde do Brasil já vinham discutindo a inclusão do imunizante no Sistema Único de Saúde, o (SUS) e que assunto já também foi discutido durante Fórum dos Conselhos de Saúde do todo o Brasil.

“É mais uma vacina que estará à disposição da população de forma gratuita e nós, enquanto defensores da saúde, temos que aprovar essa iniciativa”, disse Eduardo Cunha.

Ainda segundo Antônio Eduardo cunha, a inclusão das vacinas no Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso é essencial para garantir o acesso igualitário à imunização. “As vacinas são fundamentais para a proteção de doenças que podem ter impactos devastadores em sua saúde e qualidade de vida”, disse.

Em dezembro do ano passado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, , proposta que prevê a inclusão das vacinas conjugadas pneumocócica 15-valente (VPC15) e contra a herpes-zóster (conhecida como cobreiro) no calendário nacional de vacinação do adulto e do idoso.

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.