
O Globo Repórter desta sexta-feira (2) falou sobre essa espécie de flor peculiar que, por décadas, moldou a economia da Chapada Diamantina, na Bahia. Sempre-viva: conheça flor rara da Chapada Diamantina e os esforços de preservação
O Globo Repórter desta sexta-feira (2) falou sobre uma espécie de flor peculiar que, por décadas, moldou a economia da Chapada Diamantina, na Bahia: a Sempre-viva. Ela se tornou a principal fonte de renda para o mercado local, sendo exportada para diversos países, incluindo Estados Unidos, Japão e Europa.
“Um buquê de meio quilo chegava a custar de 300 a 800 dólares”, afirma Alian Silva, supervisora do Parque Municipal de Mucugê.
A intensa extração de sempre vivas dos campos levou a planta à linha de ameaça de extinção. Diante dessa realidade, um projeto de recuperação de uma espécie de Sempre-viva que só floresce na Chapada, foi iniciado.
“O projeto faz um trabalho muito bacana de preservar os campos nativos que ainda existem”, afirma Alian.
Foi Ana Maria Giulietti quem descobriu a Sempre Viva em extinção. O nome da planta é uma homenagem a ela: Comanthera mucugensis Giulietti. A flor pode chegar a 60 anos sem perder a forma e a jovialidade, uma espécie de juventude quase eterna.
“Nós estamos numa das poucas áreas onde existe uma população natural da sempre viva mucugensis, uma área que deve ser mantida, cuidada, conservada”, ressalta Giulietti.
O sonho de Giulietti é a preservação da Sempre Viva, com espaço para colher, vender e deixar sementes no campo.
“Não adianta tirar ela e botar em cultivo porque ela não vai. Dá uma olhada… quantas inflorescências cada planta produz, mais de vinte, trinta inflorescências para cada planta. Então você pode deixar uns cinco escapos para produzir sementes e coletar os outros, é sustentável na minha maneira de ver”, explica.
Ramos de flores sempre-viva
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
Edição de 02//05/2025
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Sempre-viva: conheça flor rara da Chapada Diamantina e os esforços de preservação