O Dia Mundial da Higiene das Mãos é celebrado anualmente no dia 5 de maio, desde 2009. A data tem o objetivo de chamar a atenção e conscientizar sobre a importância da higiene das mãos no cuidado com a saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria das práticas de higiene das mãos, globalmente.
Todos os anos, milhões de pacientes e profissionais de saúde são afetados por infecções associadas ao cuidado com a saúde, muitas delas evitáveis. Essas infecções podem desencadear surtos, especialmente quando causadas por microrganismos resistentes aos antimicrobianos. A implementação de programas sólidos de prevenção e controle de infecções (PCI) melhora a qualidade e a segurança do atendimento, reduz complicações como a sepse, encurta o tempo de internação e diminui a carga de trabalho das equipes de saúde.
A higiene das mãos, juntamente com a higiene ambiental, é uma das intervenções mais eficazes e de baixo custo para conter a resistência aos antimicrobianos. O uso de luvas é essencial em determinados procedimentos, mas nunca deve substituir a higiene das mãos. A prática deve ser realizada com a técnica adequada, antes e depois do uso das luvas. Na Região das Américas, 15 países já incorporaram o monitoramento da higiene das mãos como indicador nacional, mas ainda há avanços a serem feitos, especialmente em relação à água, saneamento e higiene, incluindo a gestão de resíduos sólidos, nos serviços de saúde.
Os principais objetivos da campanha de 2025, envolvem:
– Promover boas práticas para higienização das mãos, usando a técnica correta e de acordo com os cinco momentos para higienização das mãos, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o uso apropriado de luvas (quando necessário) nos fluxos de trabalho da atenção à saúde.
– Incentivar a inclusão da higiene das mãos nas estratégias nacionais de PCI, bem como nos procedimentos operacionais padrão dos serviços de saúde, conforme recomendado pelo Plano de Ação Global e pelo Marco de Monitoramento da OMS 2024-2030 (documento em inglês).
– Sensibilizar sobre o impacto ambiental e climático do uso de luvas na geração e gestão de resíduos, especialmente quando utilizadas de forma desnecessária.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgão responsável pela melhoria da segurança do paciente em serviços de saúde. Neste contexto, a Agência atua:
– Promovendo o reforço à prática da higiene das mãos, conforme estratégias definidas no Programa de Controle de Infecção – PCI (nacional; estadual/DF, municipal e em todos os serviços de saúde).
– Capacitando os profissionais da assistência para as práticas de higiene das mãos usando a técnica apropriada e de acordo com os 5 Momentos da OMS, bem como para o uso apropriado de luvas dentro do fluxo de trabalho da assistência à saúde.
– Aumentando a conscientização dos profissionais sobre o impacto ambiental e climático das luvas na geração e gestão de resíduos, especialmente quando usadas desnecessariamente em serviços de saúde.
– Aderindo ao Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em unidades de terapia intensiva e centro cirúrgico/recuperação pós-anestésica de serviços de saúde para a segurança do paciente – 2025, que é coordenado pela Anvisa em colaboração com as Coordenações Estaduais/Distrital de Controle de Infecções (CECIRAS) e com os Núcleos de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias (NSP VISA) dos estados/DF.
O Projeto Nacional será iniciado em maio de 2025 e todos os estados/DF e hospitais do Brasil são convidados a aderir a essa importante iniciativa.
Cabe informar, ainda, que a Anvisa vem monitorando os indicadores de higiene das mãos desde 2012. Além disso, na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, realizadas anualmente pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), são avaliados os indicadores: conformidade ao Protocolo de prática de higiene das mãos e Consumo de preparação alcoólica para higiene das mãos. As devolutivas apresentando os resultados do monitoramento destes indicadores são feitas pela Agência, por meio de relatórios nacionais.
Cartazes e folders sobre o tema podem ser acessados aqui, bem como o Folheto Informativo sobre “Uso de Luvas em Serviços de Saúde”.
Como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, a OPAS promoverá um webinar. As informações seguem abaixo:
Evento via Zoom, com inscrições disponíveis aqui!
Data: 5 de maio de 2025
Horário: 11h30 (hora de Brasília)
Idioma: Espanhol, com interpretação para inglês e português
Fontes:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)