Jogos Escolares são abertos na capital

Siga @radiopiranhas

A etapa de João Pessoa dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba teve sua abertura, ontem, à noite. O evento, uma iniciativa do Governo da Paraíba, e executado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE) reuniu jovens atletas, organizadores e autoridades. O desfile das escolas estaduais, municipais e privadas que compõem a 1a Gerência Regional de Educação (GRE) aconteceu no ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba.

Durante a abertura, aconteceram o acendimento da tocha olímpica e o juramento do atleta, além de apresentações culturais. As competições dessa etapa acontecem até o dia 23 de maio. Atletas e instituições campeãs garantem vaga para a fase estadual, que começará no início do segundo semestre. Em 2025, os Jogos Escolares e Paraescolares já foram abertos em Itabaiana, Itaporanga, Campina Grande, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Mamanguape.

As modalidades individuais e coletivas disputadas nesta edição dos jogos são futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, atletismo, tênis de mesa, taekwondo, caratê, badminton, judô, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, ginástica artística e wrestling. Os locais das competições, além da própria Vila Olímpica Parahyba, são o Ginásio Ronaldão, ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação da Polícia Militar, Praia do Cabo Branco e ginásio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB).

Apenas para a etapa de João Pessoa em 2025 foram inscritos mais de 3.500 atletas na faixa etária de 12 a 17 anos, e o evento esportivo local conta com a participação de  146 escolas. “Já começamos em sete regionais e hoje nós estamos iniciando aqui em João Pessoa. Esses jogos acontecem nas 16 regionais para os atletas de 12 a 14 anos, que é uma categoria, e o de 15 a 17, que é uma outra categoria. E tem ainda os atletas que são do paraescolar”, disse o coordenador-geral do jogos, José Hugo Coelho.

Os competidores participam da fase regional e da inter-regional. Depois, conforme explica José Hugo Coelho, os vencedores virão para João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa para saber quem é o campeão que vai representar nosso estado nos Jogos Brasileiros. “Esse é o maior evento esportivo do nosso estado, onde participam mais de 29 mil atletas nas 17 modalidades esportivas. É também um momento ímpar para os atletas. Vemos cada vez mais que o caminho do jovem hoje realmente é o esporte”, ressaltou.

A atleta de taekwondo e medalhista paralímpica Silvana Fernandes também esteve no evento de abertura e ressaltou a relevância desses jogos para jovens atletas. “Todo ano, a gente vê sempre caras novas, jovens em busca do esporte. Eu já fiz parte dessa etapa, já competi três anos consecutivos em Jogos Escolares. E hoje, duas vezes medalhista paralímpica, sendo paraibana, do Sertão, de São Bento, esses jovens podem ver que é possível chegar no alto rendimento”, destacou a atleta.

O estudante Iago Henrique do Nascimento está participando pela primeira vez dos jogos na edição deste ano. As modalidades escolhidas foram vôlei e futsal. “Minhas expectativas são as melhores. Tive tempo de treino e preparação e espero que nossas equipes se destaquem e que a gente se divirta também”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de abril de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.