

Camisa vermelha da Seleção Brasileira foi usada, pela primeira vez, em 1917 – Foto: Reprodução/ND
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se manifestou, pela primeira vez, nesta terça-feira (29), sobre a polêmica envolvendo uma possível camisa vermelha da Seleção Brasileira.
Nessa segunda-feira (28), um site internacional publicou notícia afirmando que o segundo uniforme do time de futebol serial vermelho, não mais o tradicional azul, usado pela primeira vez na Copa do Mundo de 1958.
No comunicado, a entidade máxima do futebol brasileiro afirmou que a informação sobre uma camisa vermelha da Seleção Brasileira não é oficial e que a nova coleção será definida junto com a Nike, patrocinadora oficial dos uniformes.

Entidade usou as redes sociais para falar sobre a polêmica envolvendo camisa vermelha da Seleção Brasileira – Foto: CBF/@cbf_futebol/Instagram
“A CBF esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção”, disse a entidade na postagem.
Entenda polêmica envolvendo camisa vermelha da Seleção Brasileira
Na segunda-feira, o site Footy Headlines, especializado em vazamento de novos uniformes, afirmou que a cor escolhida para o uniforme que será usado na Copa do Mundo de 2026 seria vermelha.
Conforme publicado pelo R7, o portal estrangeiro causou grande alvoroço nas redes sociais quando anunciou que o modelo azul seria deixado de lado no mundial.
Camisa reserva da Seleção Brasileira já teve outras cores
Em outras duas ocasiões, a Nike confeccionou uniformes com cores que não estavam na bandeira do Brasil. Em 2019, o traje reserva era branco, em homenagem à vestimenta usada nos anos 1950.

Seleção Brasileira usou a camisa vermelha pela primeira vez em 1917 – Foto: DataFut/@DataFutebol/X
Quatro anos mais tarde, o Brasil vestiu um uniforme todo preto em amistoso contra Guiné, em uma ação contra o racismo. O traje foi usado apenas no primeiro tempo da vitória por 4 a 1, disputado na Espanha.
Em 1917, como o uniforme principal do Brasil era branco, mesma cor de Argentina e Chile, adversários no campeonato Sul-Americano, a equipe utilizou uma camisa vermelha como alternativa.
Já em 1936, na Argentina, pelo mesmo campeonato, o Brasil repetiu o impasse de cores, dessa vez contra o Peru. A solução foi usar a camisa vermelha do Independiente, clube argentino.