Vinho e espumante são oficializados como símbolos do Rio Grande do Sul

O vinho e o espumante agora são oficialmente símbolos do Rio Grande do Sul. A nova lei foi sancionada nesta segunda-feira (28) pelo governador Eduardo Leite em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A proposta é de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin.

Durante o ato, o governador destacou que a valorização dos produtos é também um reconhecimento ao trabalho dos agricultores gaúchos, reforçando que “não existe produto sem produtor”. Já Pasin ressaltou que a medida “eterniza a relação do povo gaúcho com a cultura da uva, do vinho e do espumante”, elementos que moldam a identidade local e movimentam a economia do estado.

De acordo com dados do Consevitis-RS, o Rio Grande do Sul concentra 90% da produção nacional de vinhos e espumantes e possui quase 42 mil hectares de cultivo de uva. Em 2024, a produção ultrapassou os 351 milhões de litros, com mais de 125 milhões destinados exclusivamente ao vinho.

Além da representatividade no mercado interno, os produtos gaúchos vêm ganhando reconhecimento internacional, com vinícolas da Serra premiadas recentemente. A expectativa do governo é que a nova legislação impulsione o setor e fortaleça o enoturismo no estado.

A cerimônia também contou com o lançamento de um selo comemorativo pelos 150 anos da imigração italiana e reuniu autoridades, lideranças regionais e representantes do setor vitivinícola.

The post Vinho e espumante são oficializados como símbolos do Rio Grande do Sul appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.