Empresas oferecem oportunidades para jovens no mercado de trabalho

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 29 abr 2025

MRV impulsiona ações, projetos e programas para incluir, valorizar e motivar colaboradores

O Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado na última quinta-feira, 24, ressalta a importância da oportunidade e da inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Segundo dados do estudo da FGV Ibre, feito com base em dados da Pnad Contínua, do IBGE, a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros de 18 a 29 anos é mais que o dobro da verificada em grupos de maior faixa etária.

Entre os principais desafios para quem busca a primeira oportunidade de trabalho estão a falta de experiência e a baixa qualificação. A boa notícia é que, cientes de que podem contribuir com essa questão, as empresas têm investido em capacitação e oferecendo oportunidades para a entrada no mercado de trabalho.

A MRV, maior construtora da América Latina, com presença na Paraíba desde 2011, por exemplo, oferece capacitações em diversos segmentos. A empresa promove o projeto ‘Escola Nota 10’, em parceria com o Alicerce Educação, para levar alfabetização a pedreiros, serventes e operários em mais de 16 estados brasileiros, com o objetivo de zerar o analfabetismo entre seus colaboradores e contribuir para que possam se desenvolver profissionalmente.

Em 2024, a MRV também realizou em João Pessoa o projeto ‘Elas Transformam a Construção’ que capacitou 50 mulheres em situação de fragilidade social, com idades entre 18 e 72 anos, que participaram dos cursos de pintura e azulejista, sendo qualificadas para ingressarem no mercado de trabalho da construção civil.

E a empresa também oferece oportunidade para jovens. João Ruben, 21, estudante do 8° período de Engenharia, acaba de ser contratado como estagiário na MRV em João Pessoa. Inicialmente ele entrou no setor de planejamento e controle e hoje já atua na produção de obras. Segundo ele, a empresa demonstra muito domínio no mercado em que atua e principalmente no corpo técnico que possui e isso é uma grande oportunidade para quem está entrando no segmento. “Já sabia por colegas meus que estagiavam aqui, que pessoas excepcionais estavam no corpo de engenharia, então eu já tinha expectativas de um dia conseguir estagiar na MRV e buscar aprender. Eu busco crescer ainda mais na empresa, conseguir alçar os conhecimentos técnicos e operacionais que vejo nos gestores de forma a tentar um dia chegar a esse ponto”, destaca.

Outro exemplo é Diogo Campos, 36, que teve seu primeiro emprego na empresa em 2011, com apenas 22 anos e construiu uma carreira de mais de 14 anos na construtora. “Entrei como auxiliar de Engenharia, progredi para engenheiro Júnior, depois engenheiro Pleno, coordenador de Obras e estou há 3 anos como gestor de Obras. Entrei sem experiência, fui crescendo, me capacitando e estou trilhando meu caminho na MRV. Assim como eu, muitas pessoas em cargos de gestão tiveram a empresa como primeiro emprego e foram desenvolvendo suas carreiras dentro da construtora”, afirma.

A companhia, que conta com cerca de 30 mil colaboradores em todo o Brasil, incluindo diretos e indiretos, tem como um de seus valores o time como força de seu negócio. Por isso, impulsiona ações, projetos e programas para incluir, valorizar e motivar.

“Entendemos que quanto mais pessoas com brilho nos olhos tivermos em nosso time, mais forte seremos. Trabalhamos para realizar o sonho de milhares de pessoas e, por isso, não poderíamos deixar de cuidar dos realizadores”, fala Marcos Horta, diretor de desenvolvimento humano da companhia.

Hoje a MRV&CO conta com o Ser Sangue Verde, programa que agrupa diversas ações de valorização, interação e bem-estar voltadas para os colaboradores.

“Nesse sentido, trabalhamos para ter, cada vez mais, um espaço diverso, seguro e inclusivo, no qual cada um possa ser e se desenvolver de forma igualitária e individual”, explica o executivo.

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.