

Caso foi registrado na tarde deste domingo (27) – Foto: CBM/Divulgação/ND
Uma família de Bom Retiro, na Serra catarinense, tomou um enorme susto na tarde deste domingo (27), e pediu socorro no quartel do Corpo de Bombeiros para socorrer um bebê engasgado de apenas 11 meses. Toda a cena foi flagrada por uma câmera de segurança do local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes estavam de prontidão no quartel, por volta das 16h50, quando dois veículos se aproximaram buzinando. Os socorristas, então, foram para a área externa do local e encontraram a mãe carregando o bebê engasgado.
Um dos bombeiros agiu rápido e realizou uma manobra para desobstruir as vias aéreas da criança. Em poucos segundos o bebê desengasgou e voltou a respirar normalmente, sendo levado ao Hospital Nossa Senhora das Graças para passar por avaliação médica.
Veja momento que bombeiro salva bebê engasgado
Bombeiro agiu rápido e conseguiu salvar a criança – Vídeo: CBM/Divulgação/ND
O que é a manobra que salvou o bebê engasgado?
Chamado de manobra de Heimlich, o procedimento adotado pelo bombeiro para salvar o bebê em Bom Retiro é amplamente utilizado em casos de engasgo, tanto em crianças quanto em adultos.
Em bebês, a pessoa deve posicionar a vítima em cima do antebraço, de barriga para baixo, com o corpo inclinado. Na sequência, deve-se dar alguns tapas leves nas costas, até desobstruir as vias aéreas do bebê engasgado.