
A audiência pública agendada para 22 de maio, às 18h30, na Câmara de Vereadores, foi um dos assuntos discutidos na quinta reunião da Comissão Parlamentar Especial (CPE) da Micromobilidade Urbana, realizada nesta quinta-feira (24).
O presidente da Comissão, Anderson Santos, disse que a ideia é justamente ampliar o debate sobre a micromobilidade urbana, ouvindo de perto a população, sejam usuários dos equipamentos de micromobilidade como também os que compartilham com eles nossas ruas e avenidas.
“Além disso, queremos entender os principais desafios e também esclarecer dúvidas, especialmente em relação à nova legislação municipal que trata do tema”, segue Anderson.
A CPE está conversando com algumas pessoas ligadas à área, especialistas e representantes de instituições que podem contribuir muito para o debate.
“Na próxima semana, inclusive, teremos uma reunião com o presidente do CETRAN-SC, e aproveitaremos para formalizar o convite para que ele participe da audiência. Além dele, seguimos em contato com outras figuras importantes no assunto, porque acreditamos que, quanto mais vozes qualificadas estiverem presentes, mais rico será o diálogo e mais bem encaminhadas estarão as soluções para a cidade”, afirmou o presidente da Comissão.
Outro assunto na pauta da reunião desta quinta-feira foi sobre o agendamento de uma visita à Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú.
A próxima reunião está marcada para dia 28, às 14h, na Câmara Municipal, com a presença do presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Cetran/SC), Atanir Antunes.
Os parlamentares também fizeram a leitura da resposta do BC Trânsito (a autarquia municipal de trânsito de Balneário Camboriú) ao ofício que a comissão enviou, com a solicitação de dados sobre as ocorrências envolvendo ciclomotores e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nos primeiros meses do ano.
A comissão é composta pelos vereadores Anderson Santos (PL), presidente; Aldemar Bola Pereira (PSD), relator, e Guilherme Cardoso (PL), membro.
Ela tem o objetivo de discutir e propor soluções relacionadas à micromobilidade urbana no município, conforme o Requerimento N.º 4/2025, aprovado pelo plenário, e foi constituída por meio da Resolução da Mesa Diretora 27/2025.
O prazo inicial para conclusão dos trabalhos da CPE era de 30 dias (27/03/25), e foi prorrogado por mais 60 dias, a pedido dos vereadores e com aprovação do plenário.