Collor é preso em Alagoas para cumprir pena de quase 9 anos por corrupção e lavagem de dinheiro

Siga @radiopiranhas

O ex-presidente Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira (26), em Maceió, para cumprir pena de oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem relação com um esquema de propinas envolvendo a BR Distribuidora, revelado na Lava Jato.

A prisão ocorreu às 4h e Collor está custodiado na sede da Polícia Federal em Alagoas. A condenação foi estabelecida em 2023, mas a defesa apresentou diversos recursos, todos negados. Um deles tentava reduzir a pena alegando divergências entre os votos dos ministros, mas Moraes manteve a punição.

O esquema investigado aponta que Collor teria recebido R$ 20 milhões em propinas, entre 2010 e 2014, por meio de indicações políticas que favoreceram contratos da BR Distribuidora. A decisão de Moraes será analisada pelo plenário do STF, em julgamento virtual que começa hoje e termina à meia-noite.

Além de Collor, Pedro Paulo Berghamaschi Ramos, apontado como operador do esquema, também teve recurso negado e foi condenado a quatro anos e um mês de prisão.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.