
Camboriú está se preparando para receber o 40º Congresso Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH), que inicia neste sábado (26) e segue até 5 de maio. A expectativa é que a cidade receba milhares de pessoas durante os dias de eventos, que acontecem no pavilhão do Gideões (R. Joaquim Nunes, 244 – Centro) e no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen (Rua Hercílio Zuchi, 38 – Centro).
Programação do evento
O Congresso dos Gideões é um evento totalmente gratuito. São cultos diários que iniciam às 8h e terminam às 23h, sem intervalos, contando com a presença de cantores e preletores renomados do Brasil e do mundo, que vem exclusivamente também de forma gratuita.
Entre este sábado (26) e quarta-feira (30) o evento acontece somente no pavilhão do Gideões (R. Joaquim Nunes, 244 – Centro), já a partir de quinta (1) as atividades passam a ser também no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen (Rua Hercílio Zuchi, 38 – Centro), ocorrendo em ambos os locais.
A programação completa pode ser conferida aqui (clique aqui).
Até R$ 678 mil para custear as despesas de infraestrutura
Os vereadores de Camboriú aprovaram em segunda votação, na terça-feira (22), o projeto do Executivo que autoriza o município a custear as despesas de infraestrutura para a realização do 40º Gideões. Os recursos correrão por conta de dotação pertencente à prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no montante de até R$ 678.663,26.
Barracas estão proibidas nas calçadas e vias públicas
Na última semana, a prefeitura de Camboriú realizou a capacitação para os 100 fiscais que atuarão durante o evento, divididos em três turnos de trabalho.
O município instituiu, por meio do Decreto nº 4.578/2025, um novo conjunto de regras com o intuito de garantir a ordem pública, segurança dos participantes e organização do evento.

Entre as diretrizes estabelecidas, está a proibição da instalação de barracas para comércio nas calçadas e vias públicas, a fim de evitar aglomerações e garantir o fluxo de pedestres.
As estruturas autorizadas deverão ser montadas exclusivamente em propriedades privadas previamente liberadas pela prefeitura, respeitando um recuo mínimo de seis metros do meio-fio.
Também está vedada qualquer instalação que cause danos à arborização urbana, postes, redes elétricas ou que interfira na drenagem das águas pluviais.
Os responsáveis que não cumprirem as exigências poderão ser responsabilizados.
Os comerciantes que irão atuar na venda de alimentos precisarão seguir rigorosamente todas as normas sanitárias vigentes.
Além disso, todas as barracas devem ser desmontadas até a meia-noite do último dia do evento.
Trânsito
A assessoria da prefeitura informou ao Página 3 que Camboriú está passando por uma grande mudança planejada de trânsito, que vai favorecer o fluxo no período do evento dos Gideões, como já está auxiliando no trânsito da cidade. Vigentes desde 10 de abril, há modificações nas principais vias de acesso e nas rotas de entrada e saída, para aliviar os congestionamentos na cidade.
Mudanças principais
Uma das principais alterações é a transformação da ponte Gustavo Richard, que passará a ser usada exclusivamente para a saída da cidade, enquanto a ponte Ricardo Assi será reservada para a entrada.
A proposta inclui ainda uma nova organização no tráfego das vias, com modificações na rótula do Instituto Federal Catarinense (IFC) e na Rua Ricardo Assi.
A ideia é criar um sistema de tráfego mais eficiente, com um fluxo único de entrada e saída nas pontes, reduzindo o tempo de deslocamento pela cidade.
- Alterações no Centro e novas rótulas: A proposta também inclui alterações nas rotatórias e no sistema de ruas no centro de Camboriú. A rótula do IFC será removida, e uma nova alça de retorno será criada para quem deseja voltar para Balneário Camboriú. A Rua Joaquim Garcia, que tem três faixas de rolamento, permitirá um tráfego mais fluido, especialmente para quem segue para o bairro Rio do Meio.
- Outra mudança importante será a conversão da Rua Minas Gerais em mão única, com o tráfego fluindo em direção à Gustavo Richard. Já quem vem da região do Bairro Areias ou Santa Regina também seguirá por novas rotas, acessando a Rua Ernesto Pereira, que será melhorada para suportar o aumento no fluxo de veículos.
- Semáforo inteligente e controle de fluxo: Além disso, um semáforo inteligente será instalado no ponto de convergência das vias Gustavo Richard e Henrique Coppi, permitindo uma contagem precisa dos veículos e evitando congestionamentos. Essa medida visa otimizar o tempo de espera e manter o tráfego fluindo de maneira mais eficiente.