Reconhecimento facial deve substituir check-in em aeroportos no mundo inteiro

O processo de embarque em voos está prestes a passar pela maior revolução em cinco décadas. A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), ligada à ONU, anunciou um novo padrão global que promete acabar com o tradicional check-in nos aeroportos. No lugar de cartões de embarque e senhas, entra em cena o reconhecimento facial como principal forma de identificação de passageiros.

“Journey pass” digital vai concentrar todas as informações da viagem

A proposta é substituir o cartão de embarque por um journey pass, um passe digital gerado no momento da compra da passagem. O documento virtual concentra todos os dados da viagem — incluindo conexões, alterações de voo, aluguel de carros e até promoções de upgrades — e será vinculado ao rosto do passageiro.

Com a tecnologia, bastará caminhar até o portão de embarque: o sistema reconhece o rosto e libera a entrada, sem a necessidade de apresentar documentos ou comprovantes. Em caso de atraso ou perda de conexão, o journey pass é automaticamente atualizado com as novas informações e notificações são enviadas em tempo real.

Companhias aéreas e aeroportos já testam a inovação

Empresas como British Airways, Air France-KLM e Finnair estão entre as pioneiras na adoção do modelo. Vários aeroportos no Reino Unido e em outras regiões também iniciaram as adaptações dos sistemas e portões eletrônicos para implementar o novo protocolo.

Segundo dados da SITA, em 2024, o setor aéreo mundial investiu mais de US$ 46 bilhões em tecnologia. E a tendência é de crescimento: 74% das companhias aéreas afirmaram que devem aumentar esses investimentos nos próximos dois anos, com foco em automação, segurança e experiência do usuário.

The post Reconhecimento facial deve substituir check-in em aeroportos no mundo inteiro appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.