Siga @radiopiranhas
A vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PP), fez um discurso nesta quinta-feira (24) na Câmara Municipal, cobrando apuração sobre os descontos ilegais em aposentadorias revelados por uma operação da Polícia Federal. “O roubo dos velhinhos. Não podia deixar de falar sobre isso, que está absurdo. Vou até ver se minha mãe está sendo roubada pelo irmão de Lula”, disse Eliza na tribuna.
A declaração se refere à Operação Fundo do Poço, que mirou entidades sindicais acusadas de aplicar descontos associativos sem autorização nos benefícios de aposentados. Entre os alvos está o Sindicato Nacional dos Aposentados, que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula. A PF fez busca, apreensão e determinou o descredenciamento da entidade. Frei Chico, no entanto, não é investigado.
Segundo Eliza, o caso é grave e atinge diretamente os idosos. “Vão lá no Meu INSS, vejam se vocês não estão sendo roubados com 10, 20, 30 reais. Esses descontos que vocês não pediram”, alertou. A vereadora ainda ironizou a agilidade para retirar o dinheiro: “Para arrancar dos velhinhos é ligeiro, mas para minha mãe conseguir a pensão foram dois anos”.
A operação, deflagrada pela PF e CGU, estima que os descontos indevidos tenham gerado prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Mais de 200 mandados foram cumpridos em 14 estados e seis pessoas foram presas. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado e, mais tarde, pediu demissão do cargo.
Eliza finalizou cobrando que os aposentados fiquem atentos aos seus extratos e exijam providências. “Não deixem que tirem de vocês o que já é tão suado”, disse.
@politicaetc
source