Siga @radiopiranhas
Lideranças e gestores culturais de todo o país irão discutir as principais políticas públicas para o setor, até sexta-feira (25), em João Pessoa (PB). O II Encontro Nacional de Gestores da Cultura foi aberto na noite desta quarta (23) no Centro de Convenções da capital paraibana. A solenidade contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do secretário de Estado de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, e do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha.
A titular da Cultura enfatizou a importância do Fórum desde a criação do Ministério da Cultura (MinC) até a implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. “Cada um de vocês é um executor de políticas que transformam a cultura em um direito acessível a todos os brasileiros. E os gestores e gestoras são os verdadeiros rostos da cultura do nosso país, dedicando se incansavelmente a levar a arte e a expressão de cada a cada canto do Brasil a elevar essa arte e essa expressão”, afirmou.
Ela acrescentou que além dos recursos da Aldir Blanc, em breve teremos a regulamentação do Marco Regulatório do Fomento à Cultura. “Agora, os gestores de cultura têm à disposição dois instrumentos fundamentais. Mas os próximos passos serão cruciais. Precisamos pactuar programas estruturantes que alavanquem a cultura brasileira e exercitem nossa criatividade na gestão pública. Isso significa ouvir e praticar uma escuta sensível às demandas das nossas comunidades”, finalizou.
É a segunda participação da ministra no Encontro. Ela esteve na edição de 2023, em Vitória (ES), que reuniu mais de mil gestores.
Do MinC também marcaram presença os secretários Márcio Tavares e Cassius Rosa (Executiva), Fabiano Piúba (Formação, Livro e Leitura), Márcia Rollemberg (Cidadania e Diversidade Cultural), Roberta Martins (Comitês de Cultura) e Joelma Gonzaga (Audiovisual) e a presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro.
Por meio de vídeo, o governador da Paraíba, João Azevêdo, saudou os gestores de cultura e destacou as ações para o segmento no estado. “Tenho certeza que será um encontro muito produtivo para a cultura da Paraíba, do Nordeste e do Brasil. Nos últimos anos, o estado não tem medido esforços para desenvolver políticas, programas e ações que tem impactado o setor cultural e, principalmente, a nossa população”.
“Esse encontro é um processo, é síntese, é construção. Quando imaginamos ele, pensamos como espaço comum do futuro, não só do presente. Fortalecer esse encontro é fortalecer as trocas a partir das nossas contradições, das nossas diferenças políticas, rechaçar os nossos medos”, destacou o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha.
Tema
Com o tema Pacto pela Cultura: um Novo Ciclo das Políticas Culturais no Brasil, a atividade visa promover reflexões e articulações estratégicas. O intuito é fortalecer a cultura como vetor de desenvolvimento humano, social e econômico, com foco no papel dos estados e municípios.
O evento deverá reunir, ao longo de três dias, mais de 1.500 gestores públicos, de 26 estados e do Distrito Federal, representando cerca de 700 municípios.
Programação
A série de atividades abrange painéis de debates sobre temas estratégicos para o setor, capacitação prática de gestores, encontros que aprofundam discussões por área de atuação e espaços de articulação, direcionados à construção de pactos e redes de cooperação entre os entes federativos.
“Encontros como esses são espaços de articulação, de criação de redes. Mas são, sobretudo, espaços formativos. Todo mundo vem para cá também com a expectativa de aprimorar o seu conhecimento no campo da gestão cultural. Os recursos que temos hoje para a cultura do Brasil nos obrigam a nos impor o desafio e a tarefa de uma formação em larga escala para a gestão cultural”, comentou o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Alexandre Santini.
Estande
Em estande no Centro de Convenções de João Pessoa, integrantes do Ministério irão auxiliar gestores estaduais e municipais no cadastro do Plano de Ação para solicitar adesão ao segundo ciclo da Aldir Blanc. Ainda serão realizadas oficinas e atividades formativas para os participantes e o lançamento do projeto Andanças do Patrimônio, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O evento terá também lançamentos de livros e publicações e apresentações musicais e de manifestações da cultura popular e tradicional.
Presenças
Também participaram da abertura Jader Rosa (Itaú Cultural), Marlova Noneto (Unesco), David Terra (Rede Nacional de Gestores Municipais), Rodrigo Rossi (Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil), Eliane Parreiras (Fórum Nacional de Secretários e de Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados), e Marcus Alves (Fundação Cultural de João Pessoa).
Realização
O Encontro é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com co-realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba. Tem patrocínio da Fundação Itaú, parceria do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, cooperação da Unesco e apoio institucional da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Empreender Paraíba e do Ministério da Cultura.
@politicaetc
source