PB sem riscos para investimentos

Siga @radiopiranhas

A Paraíba recebeu a nota máxima pela agência de classificação de riscos S&P Global Ratings. A nota, chamada de rating brAAA, foi divulgada, ontem, no relatório da agência e é considerada a melhor classificação possível dentro do mercado brasileiro, indicando o menor risco de crédito relativo entre as entidades avaliadas no Brasil.

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, a nota coloca a Paraíba como um ambiente seguro para investimentos e é resultado de uma gestão fiscal responsável, com baixo endividamento e priorização de investimentos em infraestrutura.

“Isso sinaliza para o mercado que a Paraíba é um um ambiente seguro para investimentos, por várias razões: seu baixo nível de endividamento, uma gestão fiscal que prioriza a destinação e a alocação de recursos para os investimentos e uma estrutura necessária para o desenvolvimento do estado. Para você ter uma ideia, o próprio relatório divulgado pela S&P hoje [no caso, ontem], fala que nós temos investido cerca de 15% das receitas operacionais nos últimos cinco anos”, explica o secretário.

O Secretário destacou ainda que a manutenção da nota máxima, obtida pela primeira vez em 2024, é um desafio constante e que contribuiu para a atração de investimentos internacionais, como a operação de crédito com a Agência Francesa de Desenvolvimento, que conheceu a Paraíba por meio do boletim da S&P.

“Vários investidores tomam por referência onde vão destinar os seus recursos, onde vão fazer seus investimentos nos estados e nas empresas que são bem conceituadas em agências de riscos. Nós nunca tínhamos contratado uma operação de crédito com a Agência Francesa de Desenvolvimento e essa agência chegou à Paraíba por intermédio do Cônsul da França, que soube da Paraíba em boletim de divulgação do rating da Paraíba na S&P. Daí, a gente vê onde alcança uma informação como essa e a credibilidade que tem”, enfatizou o secretário.

Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24  de abril de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.