
Projeto Mandala nasceu em 2021 com o objetivo de dar esperança às pessoas na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia (Unipac). Além de um aprendizado prático para os estudantes do curso de Agronomia, o projeto é uma oportunidade para a população ter contato com o campo. Estudantes do curso de Agronomia participar de apresentações em público no Projeto Mandala
TV Integração/Reprodução
A aula é a céu aberto na horta do Projeto Mandala do curso de Agronomia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia (Unipac), apresentado no Integração na Universidade do MG2 desta terça-feira (22).
Mas a horta não atende apenas os alunos da graduação com as atividades práticas, como também recebe visitas de estudantes do ensino médio que, por vezes, têm ali o primeiro contato com a agricultura.
“É um projeto que procura fazer a dinâmica da sociedade com o meio acadêmico”, disse o coordenador do projeto, Marcos André Silva Souza.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O projeto nasceu durante a pandemia de Covid-19, em 2021, em um momento que as pessoas precisavam da esperança que os alimentos podem dar. Na horta, os estudantes plantam hortaliças, alface, couve, cebolinha, jiló, entre outras culturas.
“Aqui a Mandala tem fases, a gente faz rotação de culturas, as culturas do inverno são diferentes das culturas do verão, isso possibilita conhecimento e arranjo profissional”, comentou Marcos.
A iniciativa, que possui parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, atende a sociedade na realização de oficinas, eventos e palestras abertas ao público, além de receber escolas para visitas.
A Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras foi uma que visitou a horta. A diretora da escola, Tamires Camargo, contou como o projeto beneficiou os alunos, principalmente aqueles que ainda não decidiram sobre o futuro e veem na Agronomia uma possibilidade de curso.
“Muda muito o cotidiano dos meninos, eles ficam muito felizes com as aulas externas que a gente faz sempre com os meninos do terceiro ano”, disse ela.
Além dos benefícios do projeto para a sociedade, os próprios estudantes do curso de Agronomia aproveitam a oportunidade como uma atividade prática para aprofundar os conhecimentos sobre técnicas de cultivo sustentável.
Segundo o coordenador do Projeto Mandala, os graduandos têm a oportunidade de fazerem apresentações em público, além de aprenderem os conteúdos importantes sobre a prática agrícola. Para o estudante do curso João Vitor Nascimento, esse é um diferencial.
“Ter esse contato com o campo é importantíssimo, porque a gente entende como funciona um ciclo. Coloca, como se diz, a mão na terra”, disse.
Na horta é plantado diversas culturas como hortaliças, alface, couve, cebolinha e jiló
TV Integração/Reprodução
LEIA TAMBÉM
MG1 no Santa Mônica: Pedagoga que mora no bairro desde quando ‘tudo era mato’ e telespectador que atravessa cidade para participar do jornal; veja como foi o Integração no Bairro em Uberlândia
‘Chorinho’ ao vivo, abraços e presentes para Tatiane Ferreira: confira como foi o Integração no Bairro no Cemea Boa Vista, em Uberaba
Integração na Universidade: MG2 mostra clínica veterinária de Uberlândia que faz atendimentos a preço acessível
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas