
As conclusões são preocupantes: os boletins de ocorrência mostram que houve um aumento de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Uma moto é levada por bandidos a cada 13 minutos em São Paulo
No estado de São Paulo, em média, uma moto é roubada ou furtada a cada 13 minutos. Na capital, são 33 minutos, um total de 43 motos por dia.
São crimes que fazem vítimas de todas as realidades sociais: donos de motos caras e de modelos populares.
O Fantástico fez um raio-x dos roubos de motos na maior metrópole do país, a partir dos boletins de ocorrência de 2024 e 2025.
Os boletins de ocorrência mostram que houve um aumento de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. A maioria dos furtos e roubos acontece por volta das oito da noite — os furtos, mais concentrados no centro; os roubos, quando bandidos armados ameaçam as vítimas, se espalham pelas extremidades da cidade.
Apesar de todas as motos serem visadas, neste ano, modelos populares foram alvo seis vezes mais do que modelos de luxo — 2.174 motos populares e 374 motos de luxo.
“[São as motos] simples do cara do trabalhador do dia a dia. Aquele que tem financiamento longo pra pagar e tá usando exatamente pro trabalho, pra ir pra faculdade, pra ir pra escola,” explica o delegado Jean Tudy dos Santos.
Fantástico apresenta raio-x inédito com o mapa dos roubos e furtos de moto em São Paulo
Reprodução/Fantástico
O mapa dos roubos de moto em São Paulo
Bela Vista, centro, coração de São Paulo. É onde os ladrões mais levam motos na cidade. A rota de fuga dos bandidos é a Avenida 23 de Maio, que corta a capital de norte a sul. Num raio de apenas 500 metros, os criminosos furtaram e roubaram 107 motos em 14 meses.
E o drama do trabalhador roubado, muitas vezes, não acaba depois do assalto. Foi o que aconteceu com o jovem dono de uma moto.
“Eu saía para trabalhar com a minha moto de manhã, 5h40. Após sair do serviço, eu fazia um extra com ela. Entrega de aplicativo. Tinha parado ela lá na frente do bolsão da minha faculdade. Entrei na faculdade, tive aula normal e quando eu saí, ela já não estava mais lá,” relata a vítima.
Ele fez o boletim de ocorrência por furto e, 40 dias depois, o telefone dele tocou.
“Era o meu pai. Ele falou para mim que estava com a força tática lá em casa. E explicou o que aconteceu, que minha moto tinha sido usada num latrocínio,” conta a vítima.
Foi assim que ele descobriu: a moto dele foi usada pelo assassino do arquiteto Jefferson Dias Aguiar, de 43 anos, morto no início do mês ao tentar impedir um roubo.
Com medo, ele não trabalha mais como entregador. E, sem dinheiro, trancou a faculdade e não consegue nem se desfazer da moto.
Ostentação dos bandidos na internet
O prejuízo das vítimas contrasta – e muito – com a ostentação dos bandidos na internet.
Segundo a Polícia Civil, um deles é Matheus Costa Silva, conhecido como Tezoca. Numa conversa com um comparsa, ele se vangloria pelos roubos da semana.
Tezoca diz: “Roubei duas motinhas, essa semana foi elas. Hoje eu mandei uma Sahara bege e uma Fan vermelha.” O comparsa responde: “Bateu o recorde essa semana, 25 motos”.
As quadrilhas vendem as peças das motos para desmanches ou na internet. E também usam modelos de luxo para se exibir.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirma que as forças policiais atuam de forma integrada para combater roubos, furtos e receptação de motocicletas. E que investiu R$ 743,2 milhões em equipamentos, viaturas e tecnologias.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.