Negócios digitais: cursos podem ajudar a ter sucesso

Só em 2024, o Brasil registrou um aumento de 6,1 milhões de novos usuários da internet, segundo levantamento do DataReportal compartilhado pelo E-Commerce Brasil. A crescente digitalização representa uma oportunidade para quem pensa em abrir o próprio negócio de forma on-line. 

Outro dado mostra que o comércio eletrônico, um dos segmentos do empreendedorismo digital, arrecadou R$ 204,3 bilhões no ano passado, o que corresponde ao crescimento de 10,5% em relação a 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Os dados revelam o potencial do setor, mas, para alcançar o sucesso, os empreendedores precisam de mais do que investimento inicial e coragem para abrir um negócio. O conhecimento sobre gestão, finanças e estratégias de mercado é considerado essencial.

De acordo com a Serasa Experian, embora a experiência prática seja muito importante, os conhecimentos técnicos não podem ser desconsiderados. Os cursos na área oferecem uma base sólida, proporcionando um entendimento mais aprofundado sobre diferentes assuntos.

O Founder e CEO da Apoia cursos online gratuitos, Rangel Barbosa, observa que é comum cometer erros ao abrir uma empresa. “Isso faz parte, só não erra quem não faz nada. Contudo, estudar sobre o nosso negócio para adquirir as habilidades necessárias ajuda a diminuir a quantidade de erros que cometemos e o tempo que gastamos para consertá-los”, explica.

Para Barbosa, entre os capacitações mais recomendadas para quem deseja empreender digitalmente estão o curso de finanças, as aulas de contabilidade para não contadores e as qualificações sobre negociação e orçamento. “Todo empreendedor deveria reservar 30 minutos do seu dia para aprender algo novo. O investimento é pequeno, mas traz um grande retorno no longo prazo”, sugere.

Os cursos on-line têm sido uma alternativa popular para quem busca capacitação de forma flexível. Além de permitirem que o estudante escolha o horário e o local para estudar, eles costumam ser mais acessíveis financeiramente e oferecem uma variedade de conteúdos, desde a criação de um plano de negócios até a gestão de redes sociais e marketing.

Os avanços tecnológicos também exigem que os empreendedores estejam atentos às mudanças no mercado. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca que o mundo digital está em constante evolução, sendo necessário estar sempre atualizado e inovando para garantir relevância e manter a competitividade.

A Inteligência Artificial (IA) foi apontada como a principal tendência tecnológica para este ano, conforme estudo do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Com isso, o conhecimento em práticas de IA deve ser ainda mais valorizado, sendo citado por 47% dos respondentes do levantamento como uma das habilidades mais demandadas pelo mercado.

Até mesmo as plataformas de estudo devem se atualizar, de acordo com as tendências do mercado. Um curso de vendas pode introduzir aulas sobre tecnologias avançadas em seus módulos, ensinando o uso de ferramentas para automação de processos, atendimento personalizado e análise de dados, por exemplo. 

Dicas para ter um negócio digital de sucesso

Além de investir em capacitação, o Sebrae destaca que planejar bem cada etapa do negócio é fundamental para o sucesso no mercado digital. Um dos primeiros passos desse processo deve ser a definição da persona da marca.

Diferente do público-alvo, que são os possíveis consumidores do produto ou serviço, a persona é um perfil fictício que representa o cliente ideal, incluindo idade, profissão e interesses. Ter essa definição ajuda a criar estratégias de marketing e comunicação.

O Sebrae acrescenta que, com a persona estabelecida, fica mais fácil identificar os canais digitais mais adequados para se comunicar com o público. O ideal não é estar presente em todas as plataformas, mas investir tempo e recursos naquelas em que os clientes realmente estão engajados

Também é preciso acompanhar os indicadores de desempenho. A metodologia de KPIs (Key Performance Indicators) possibilita uma visão sobre métricas, como taxa de conversão, aumento de vendas, custo de aquisição de clientes e satisfação do consumidor. Esses dados auxiliam no embasamento de decisões estratégicas e otimizam os processos da empresa, conforme o Sebrae.

Outro aspecto apontado é garantir uma experiência positiva para o cliente. Seja qual for o negócio digital, os sites e as plataformas devem ser intuitivos, rápidos e compatíveis com dispositivos móveis para facilitar a navegação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.