Mais um juiz dos EUA diz que o Google é um monopólio na publicidade online

Siga @radiopiranhas

Como muitas das big techs americanas, o Google tem sido um alvo crescente de uma série de ações de autoridades antitruste ao redor do globo. E acaba de sofrer, dentro de casa, uma derrota como parte dessa onda.

Juíza do Tribunal Distrital dos Estados Unidos na Virgínia, Leonie Brinkema proferiu decisão nesta quinta-feira, 17 de abril, declarando que a empresa detém um monopólio no mercado de tecnologia de publicidade online.

Essa foi a segunda vez em um ano que um tribunal federal americano chegou à conclusão de que o Google age ilegalmente para manter o seu domínio. O que acende o alerta para potenciais implicações para a companhia parte da holding Alphabet, avaliada em US$ 1,85 trilhão.

A nova decisão surge na trilha de processos movidos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e por estados americanos, sob a alegação de que o monopólio exercido pela companhia permite que a empresa cobre preços mais elevados e fique com fatias mais elevadas de cada venda de anúncio.

“Além de privar os rivais da capacidade de competir, essa conduta excludente prejudicou substancialmente os clientes do Google, o processo competitivo e, em última análise, os consumidores de informações na web aberta”, disse a juíza, segundo o The New York Times.

A magistrada terá ainda a oportunidade de exigir mudanças nos negócios do Google. Essa possibilidade também foi incluída na ação do Departamento de Justiça, que solicitou ao tribunal que obrigasse a empresa a vender algumas das divisões de publicidade que comprou nos últimos anos.

* mais informações em instantes

source
Fonte
Neofeed

Adicionar aos favoritos o Link permanente.