Precisamos de equipes com treinamento e equipamentos para guerra, afirma governador

O número de mortes confirmadas em meio à chuvarada na região, oficialmente 10 até a tarde desta quarta-feira, vai aumentar de forma significativa. É o que afirmou o governador Eduardo Leite em coletiva de imprensa. Ele demonstrou preocupação com a dificuldade das equipes de socorro chegarem a todas as regiões, devido à dimensão dos pontos afetados. E ainda a chuva incessante e as descargas elétricas atrapalham o trabalho.

Os helicópteros prometido pelo governo federal ainda têm dificuldades para chegar ao Rio Grande do Sul devido às condições de risco. Leite está em contato com ministros e até o presidente Lula para pedir, além do apoio, a efetiva liderança de quem tem treinamento e equipamentos para guerra. “Precisamos da liderança efetiva deles na coordenação deste processo”.

Conforme Leite, o presidente afirmou que virá ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira. E espera também mais participação das Forças Armadas. Ele também agradece a outros estados que estão ajudando com efetivo e equipamentos, como Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Ele também agradeceu à Brigada Militar por ter efetuado 21 resgates nesta quarta, a maioria no Vale do Taquari.

Até o início da madrugada de sexta-feira, o Rio Grande do Sul deve passar por grandes volumes de chuva, ampliando a tragédia. Segundo ele, esta é a maior catástrofe da história do RS. “Vai ser pior do que vimos em setembro do ano passado, pelo que já choveu, pelo número de municípios atingidos, e pelo que ainda vai chover”.

Especialistas avaliam que não terá a velocidade do ano passado, mas deve ampliar a cota de inundação. “A mensagem desta coletiva para os municípios onde já tem na memória o que aconteceu no ano passado. Que deixem suas casas e que se dirigem para locais seguros, mais altas porém não em encostas onde há solo encharcado”.

O governador também falou sobre a preocupação com o possível rompimento de diversas barragens pelo estado, inclusive em Putinga e na Bacia Rio Taquari-Antas.

The post Precisamos de equipes com treinamento e equipamentos para guerra, afirma governador appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.