O Programa de Formação Continuada da Universidade Federal de Santa Catarina (Profor) está com inscrições abertas para as atividades formativas de 2025.1. A iniciativa é vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica e terá outras turmas e atividades acrescidas as que já estão disponíveis.
Para fazer verificar os cursos disponíveis e realizar a inscrição, basta acessar a página https://sgca.sistemas.ufsc.br/ e depois de fazer o login, clicar em ‘participante’ e em ‘programação e inscrição’. Depois, basta selecionar a atividade escolhida e solicitar a inscrição. Para mais informações, acesse a página http://profor.prograd.ufsc.br/ ou escreva para [email protected]. Mais informações na página do Profor.
Cursos já disponíveis:
Princípios, Conceitos e Estratégias de Avaliação
Implementação do e-SUS APS e Prontuário Digital Odontológico (oferta 1/2025)
Acolhimento pedagógico e acadêmico para estudantes de Graduação na Universidade
Acolhimento para estudantes de Graduação na Universidade
Escrita Criativa como ferramenta de inclusão
Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de estudantes na Universidade
Gestão de Conflitos no ambiente acadêmico
Práticas docentes para estudantes neurodiversos no Ensino Superior
Gamificação e Tecnologia: Transformando Aulas com Plataformas Online
Inteligência artificial: ferramentas de apoio ao ensino
Criando cenários ramificados na plataforma H5P
Ferramentas digitais para construção de materiais didáticos
Inteligência artificial na Educação: avanços e desafios
Metodologias ativas e Wikipédia: ensinando e aprendendo na Era Digital
Abordagens investigativas para o ensino: teoria e prática
Gestão Eficiente de Projetos Acadêmicos: Métodos Ágeis e Boas Práticas
Gestão de Projetos
Integração ao Ambiente Institucional para Novos Docentes
A carreira docente e seus aspectos administrativos
Legislação da carreira docente: ética, legalidade e carreira – turma 1
Violência de gênero nas relações de trabalho: conceitos e intervenções
Reestruturação de PPC e Currículo: a experiência do curso de Administração da UFSC.
Planilhas Google para gestão de dados, equipes e processos
Rotinas Administrativas Básicas para Docentes – PROFOR
Coordenação de Curso na Prática
Gestão do tempo
Uso do IRAMUTEQ® na análise de dados em pesquisa qualitativa
Como planejar, conduzir e analisar um Ensaio Controlado Randomizado (ECR)?
Inteligência Artificial e ferramentas para avaliação de imagens
Princípios da pedagogia crítica no ensino superior: construindo a sua filosofia de ensino a partir de narrativas docentes
Ensinando comunidade: reflexões sobre a pedagogia crítica a partir de bell hooks
Plataforma Lattes: Criação, Uso e Atualização do Currículo
Legislação educacional no ensino superior
Metodologia ativa de ensino e aprendizagem: Aprendizagem Baseada em Equipes
“World Café”: Conhecendo e vivenciando um método de ensino dinâmico e colaborativo
Integrando planejamento e agenda de curso para gestão e autonomia dos estudantes
Atualização em Ética, legislação e manutenção de animais em pesquisa.
Plataforma Brasil: Como realizar a submissão de projetos de pesquisa
Comunicação não violenta na docência do Ensino Superior
Capacitação em Preceptoria: Estratégias e Desafios na Formação Profissional
Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Primeiros socorros para todos
Primeiros Socorros em saúde: orientações para a população geral
Primeiros Socorros para a educação infantil e fundamental: principais ocorrências na infância