Inscrições abertas para Programa de Formação Continuada da UFSC

O Programa de Formação Continuada da Universidade Federal de Santa Catarina (Profor) está com inscrições abertas para as atividades formativas de 2025.1. A iniciativa é vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica e terá outras turmas e atividades acrescidas as que já estão disponíveis.

Para fazer verificar os cursos disponíveis e realizar a inscrição, basta acessar a página https://sgca.sistemas.ufsc.br/ e depois de fazer o login, clicar em ‘participante’ e em ‘programação e inscrição’. Depois, basta selecionar a atividade escolhida e solicitar a inscrição. Para mais informações, acesse a página http://profor.prograd.ufsc.br/ ou escreva para [email protected]. Mais informações na página do Profor.

Cursos já disponíveis:

Princípios, Conceitos e Estratégias de Avaliação

Implementação do e-SUS APS e Prontuário Digital Odontológico (oferta 1/2025)

Acolhimento pedagógico e acadêmico para estudantes de Graduação na Universidade

Acolhimento para estudantes de Graduação na Universidade

Escrita Criativa como ferramenta de inclusão

Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de estudantes na Universidade

Gestão de Conflitos no ambiente acadêmico

Práticas docentes para estudantes neurodiversos no Ensino Superior

Gamificação e Tecnologia: Transformando Aulas com Plataformas Online

Inteligência artificial: ferramentas de apoio ao ensino

Criando cenários ramificados na plataforma H5P

Ferramentas digitais para construção de materiais didáticos

Inteligência artificial na Educação: avanços e desafios

Metodologias ativas e Wikipédia: ensinando e aprendendo na Era Digital

Abordagens investigativas para o ensino: teoria e prática

Gestão Eficiente de Projetos Acadêmicos: Métodos Ágeis e Boas Práticas

Gestão de Projetos

Integração ao Ambiente Institucional para Novos Docentes

A carreira docente e seus aspectos administrativos

Legislação da carreira docente: ética, legalidade e carreira – turma 1

Violência de gênero nas relações de trabalho: conceitos e intervenções

Reestruturação de PPC e Currículo: a experiência do curso de Administração da UFSC.

Planilhas Google para gestão de dados, equipes e processos

Rotinas Administrativas Básicas para Docentes – PROFOR

Coordenação de Curso na Prática

Gestão do tempo

Uso do IRAMUTEQ® na análise de dados em pesquisa qualitativa

Como planejar, conduzir e analisar um Ensaio Controlado Randomizado (ECR)?

Inteligência Artificial e ferramentas para avaliação de imagens

Princípios da pedagogia crítica no ensino superior: construindo a sua filosofia de ensino a partir de narrativas docentes

Ensinando comunidade: reflexões sobre a pedagogia crítica a partir de bell hooks

Plataforma Lattes: Criação, Uso e Atualização do Currículo

Legislação educacional no ensino superior

Metodologia ativa de ensino e aprendizagem: Aprendizagem Baseada em Equipes

“World Café”: Conhecendo e vivenciando um método de ensino dinâmico e colaborativo

Integrando planejamento e agenda de curso para gestão e autonomia dos estudantes

Atualização em Ética, legislação e manutenção de animais em pesquisa.

Plataforma Brasil: Como realizar a submissão de projetos de pesquisa

Comunicação não violenta na docência do Ensino Superior

Capacitação em Preceptoria: Estratégias e Desafios na Formação Profissional

Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Primeiros socorros para todos

Primeiros Socorros em saúde: orientações para a população geral

Primeiros Socorros para a educação infantil e fundamental: principais ocorrências na infância

Adicionar aos favoritos o Link permanente.