Progresso vive a maior catástrofe de sua história

As chuvas torrenciais que atingiram Progresso desde segunda-feira resultaram em uma devastação sem precedentes. A combinação entre o relevo íngreme da região e o acumulado pluviométrico, que se aproxima de 400mm, contribuiu para a ocorrência de deslizamentos de terra, enchentes e inundações que deixaram a população em situação de emergência.

O município, situado em uma área propensa a deslizamentos devido ao seu relevo montanhoso, viu-se especialmente vulnerável diante das chuvas incessantes. Casas foram destruídas, carros foram arrastados pelas correntezas e famílias inteiras ficaram ilhadas em suas residências. Além disso, a falta de energia elétrica e de comunicação agrava ainda mais a situação, dificultando os esforços de resgate e assistência.

Na comunidade de Batuvira, por exemplo, galpões inteiros e animais foram arrastados por deslizamentos.

Equipes de resgate foram enviadas para as áreas mais afetadas, enquanto abrigos temporários estão sendo montados para acolher as famílias desabrigadas. No entanto, a magnitude dos danos e a previsão de continuidade das chuvas até sexta-feira aumentam a preocupação e a incerteza entre os moradores locais.

A enxurrada também afetou o Centro da cidade de Progresso. O grande volume de chuva registrado em poucas horas fez com que o Arroio Chico Mariano que corta a cidade, saísse do seu leito e alagasse parte das ruas principais. A rede de esgoto pluvial também não deu conta da vazão e várias bocas de lobo verteram água. A unidade básica de saúde também ficou inundada na parte térrea, sendo necessário cancelar parte do atendimento para a limpeza e remoção de material de consumo, para evitar perdas. Também houve queda de árvores e interrupção no trânsito em praticamente todas as localidades do interior. Conforme o prefeito Paulo Gilberto Schmitt, a Administração Municipal está mapeando os pontos mais críticos para que seja realizado um trabalho paliativo até que as máquinas possam recuperar as estradas.

Neste momento crítico, é fundamental a solidariedade e o apoio de toda a comunidade, assim como a atuação rápida e coordenada das autoridades governamentais. Somente com a união de esforços será possível enfrentar os desafios imediatos e iniciar o processo de recuperação e reconstrução das áreas afetadas por essa tragédia natural.

The post Progresso vive a maior catástrofe de sua história appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.