O que é a nebulosa Cabeça de Cavalo? Conheça sua localização e composição

Um dos objetos mais fotografados do espaço, a nebulosa Cabeça de Cavalo é uma nuvem de gás e poeira, escura e gelada. Ela só é visível por estar atrás de um objeto semelhante que emite brilho, a nebulosa IC434.

Seu formato diferenciado foi descoberto em uma fotografia feita no final do século 19, sendo catalogada como Barnard 33. Ela está localizada a cerca de 1.300 anos-luz da Terra — na constelação de Órion — e tem seu formato devido a um espesso pilar de gás denso e poeira, dando a forma de “cabeça de cavalo”.

Astrônomos frequentemente usam a Cabeça de Cavalo como um teste de suas habilidades de observação, já que essa nebulosa é conhecida como um dos objetos mais difíceis de serem vistos visualmente em um telescópio amador de tamanho padrão.

É estimado que ela ainda terá cerca de cinco milhões de anos antes de se desintegrar.

O que é uma nebulosa?

Uma nebulosa é uma nuvem gigante de poeira cósmica e gás que está localizada no espaço. Ela pode ser formada em uma explosão de astros que morrem ou de uma supernova — uma detonação estelar poderosa.

Também pode ser o nome de uma região de alta atividade de formação de estrelas, um “berçário”, onde novas nascem a partir do colapso gravitacional do material dentro delas. As nebulosas desempenham um papel crucial na compreensão da formação e evolução estelar, bem como na química desse meio.

Telescópio James Webb capta imagens inéditas da Nebulosa de Órion

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.