
A Secretaria da Saúde vai iniciar um mutirão de consultas de neuropediatria, para reduzir a fila de espera que hoje tem 600 crianças, algumas há dois anos esperando.
Para a primeira consulta, no próximo dia 23, foram agendadas 140 crianças com indicação para possível diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A prefeitura Juliana Pavan entregará as primeiras autorizações, a garantia do agendamento, para as famílias neste sábado (12), às 9h, na Casa da Família.
“As consultas que vão ocorrer toda quarta, até junho, foram adquiridas pela Secretaria de Saúde, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-Amfri), em um investimento de R$ 25 mil. Pessoalmente estarei entregando estas autorizações de exame com neuropediatra, neste sábado pela manhã”, disse Juliana ao Página 3.
A secretária de Saúde, Aline Leal, disse que a ação acontece no mês em que é lembrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ( 2 abril), com o objetivo de diminuir a fila de espera.
“Estamos com mais de 600 crianças aguardando a primeira consulta, sendo que algumas estão na fila desde 2023. Sabemos o quanto o diagnóstico é fundamental para o tratamento e o encaminhamento precisa ser feito o quanto antes, por isso, organizamos a força-tarefa”, afirmou.
Grupo de Trabalho
Neste mês, também foi criado oficialmente no município o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) relativo à Política Pública para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo, por meio do Decreto nº 12.215, de 2 de abril de 2025.
O grupo, supervisionado pelo Departamento de Apoio Técnico Assistencial (Data), vinculado à Diretoria de Divisão de Saúde, tem como objetivo estabelecer estratégias para a integração dos setores e a fomentação dos fluxos de propostas e deliberações para garantir a melhoria contínua no atendimento. Também será responsável por realizar a avaliação permanente das ações e resultados para o aprimoramento das políticas voltadas aos pacientes com TEA.