Lajeado recebe agência norte-americana USAID para revisão das lições aprendidas após as cheias de 2023

Autoridades municipais, regionais e estaduais, representantes de entidades e voluntários que atuaram durante as cheias históricas de 2023 participaram nesta segunda-feira, 29/04, de um evento organizado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês). O objetivo do encontro, realizado no TriHotel, no bairro São Cristóvão, era fazer a revisão de lições aprendidas, identificando melhorias a serem implementadas nos processos adotados em eventos de emergência para redução de impactos.

Evento USAID Lajeado enchente grupo EUA – agoranovale-lajeado (1)

Os especialistas Paulo José Barbosa de Souza, tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília e consultor da agência no Brasil, e Karina Almonacid Aguilar, consultora da agência no Chile, conduziram os trabalhos. 

O secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, agradeceu a presença de entidades e voluntários e à agência USAID por contribuir na construção de um novo protocolo de enfrentamento às enchentes.

– É uma parceria muito importante. Essa colaboração entre voluntários, agência, entidades e autoridades vai nos ajudar a montar um protocolo ainda mais especializado e eficiente de resposta a enchentes e inundações no nosso município – avaliou o secretário de Segurança Pública.

Evento USAID Lajeado enchente grupo EUA – agoranovale-lajeado (3)

O prefeito em exercício, André Bücker, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para enfrentamento de eventos de emergência. 

– Estamos revisando o que foi feito nas situações anteriores, mas é importante olhar para a frente, construindo novas formas de enfrentamento para que os protocolos sejam ainda mais eficientes para a comunidade – ressaltou Bücker. 

Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para analisar as ações de resposta nas situações adversas e apresentar propostas de melhorias em cinco temas principais: comunicação, coordenação, liderança, planejamento e logística. Estes pilares foram definidos em um workshop realizado em março no município.

Os apontamentos levantados pelos grupos serão reunidos pela agência para elaboração de um documento quie reunirá o plano de contingência personalizado para a região, utilizando a expertise internacional da entidade.

Sobre a agência USAID

A agência é um órgão do governo dos Estados Unidos que atua com esforços humanitários e de desenvolvimento internacional para salvar vidas, reduzir a pobreza, reforçar os governos democráticos e ajudar as pessoas a progredir para além da assistência. É encarregada de distribuir a maior parte da ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano.


Fonte: AI Lajeado #agoranovale

The post Lajeado recebe agência norte-americana USAID para revisão das lições aprendidas após as cheias de 2023 appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.