
A partir de segunda-feira (7) todos os postos de saúde de Balneário Camboriú estarão aplicando a vacina contra Influenza para crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir dos 60 anos e gestantes; além dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Além do atendimento normal das 8h às 17h, a Secretaria de Saúde anunciou que a sala de vacinação do Posto Central da Rua 1500 atenderá todas as segundas-feiras até às 20h30 e, a partir desta semana, a sala de vacinação da UBS do Bairro das Nações também terá o horário estendido, sempre às quartas-feiras.
Nestes dias, mesmo os pacientes que tenham outra unidade como referência, podem se vacinar nas unidades de horário ampliado. O atendimento contempla todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional.
Como em todo o país, o objetivo é atingir a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde de atingir 90% da população, o que não vem acontecendo nas últimas campanhas.
A diretora de Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Ribeiro, explica que a vacina é a trivalente e protege contra três vírus do tipo influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B.
“É importante frisar que a vacinação é a principal estratégia de prevenção e a forma mais eficaz de reduzir o número de casos graves. Por isso, nossa orientação é que as pessoas público-alvo da campanha não deixem de se imunizar”, ressaltou.
O ano todo
A campanha segue até final de maio, mas esta semana o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou que a vacina contra Influenza agora integra o calendário nacional de vacinação, portanto ficará disponível ao público-alvo durante todo o ano.
“Apesar disso, reforçamos a importância de se vacinar antes de iniciar o inverno, para que possamos evitar as doenças respiratórias agudas”, disse a diretora Adriana.
Dias D
Balneário Camboriú anunciou dois “Dia D” da campanha: 12 de abril e 10 de maio. Nestes dois sábados, as unidades ficarão abertas durante todo o dia com a oferta de diferentes serviços para a comunidade. Além da vacina contra a gripe, os demais imunizantes do calendário nacional também estarão disponíveis.
Para se vacinar, é preciso apresentar um documento pessoal e a caderneta de vacinação.
Público-alvo da campanha contra a gripe
- Crianças de seis meses a menores de seis anos;
- Idosos a partir dos 60 anos;
- Gestantes;
- Grupos prioritários: trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).