Paraibano Wilians Araújo conquista o ouro na Copa do Mundo, disputada na Geórgia

Siga @radiopiranhas

A Seleção Brasileira de judô paralímpico conquistou, ontem, o título da Copa do Mundo, disputada em Tbilisi, na Geórgia, torneio que reuniu 126 atletas de 20 países, e o paraibano Wilians Araújo foi um dos destaques. Após ganhar dois bronzes no primeiro dia de disputas, com Rosi Andrade e Danilo Silva, o Brasil atropelou no segundo dia e faturou mais oito medalhas, sendo quatro de ouro — Alana Maldonado (até 70 kg J2), Arthur Silva (até 95 kg J1), Brenda Freitas (até 70 kg J1) e Wilians Araújo (+95 kg J1). Ainda somou duas pratas, com Millena Freitas (+70 kg J1) e Rebeca Silva (+70 kg J2), e dois bronzes, com Kelly Victório (até 70 kg J2) e Larissa Silva (até 60 kg J1).

O Brasil ficou em primeiro no quadro de medalhas, à frente dos russos, que competiram como NPA (Atletas Paralímpicos Neutros, na sigla em inglês), devido à sanção internacional contra o país, e somaram três ouros, duas pratas e cinco bronzes. Os donos da casa terminaram na terceira posição, com três ouros, duas pratas e dois bronzes. Dos 18 atletas que defenderam a Seleção Brasileira em Tbilisi, 14 chegaram a combates valendo medalhas.

A Copa do Mundo marcou a primeira participação dos principais judocas do Brasil em um evento valendo pontos no ranking mundial, principal critério de classificação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Vale destacar que este ano reserva também o Campeonato Mundial, em Astana, no Cazaquistão, de 13 a 15 de maio, e algumas etapas do Grand Prix da IBSA, incluindo uma em São Paulo, entre os dias 9 e 15 de dezembro. Na última edição de Paralimpíada, em Paris 2024, o país obteve o seu melhor resultado na história, com oito medalhas, sendo quatro douradas.

Dos 10 brasileiros em ação, apenas Sergio Fernandes Jr. (+95 kg J2) e Marcelo Casanova (até 95 kg J2) não foram ao pódio, sendo que este último perdeu seu combate valendo o bronze após tomar três punições contra Lasha Kizilashvili, atleta da casa. Já Sergio perdeu suas duas lutas, incluindo a da repescagem.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de março de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.