Joaçaba – Professores da rede estadual de ensino estarão mobilizados nesta terça-feira (23) após a decisão da deflagração de greve em Santa Catarina. Em Joaçaba a mobilização inicia com uma grande concentração na Praça Adolfo Konder, em frente à prefeitura, a partir das 14 horas. Professores não somente de Joaçaba podem participar, mas toda a região. A mobilização é coordenada pela regional do Sinte (Sindicato de Trabalhadores em Educação de SC) de Joaçaba e será organizada. Caso chova, a concentração ocorrerá no Sindicato do Comércio localizado na rua Frei Rogério.
A greve
Mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de ensino de Santa Catarina aprovaram o início de uma greve por tempo indeterminado a partir de 23 de abril. De acordo com o Sindicato de Trabalhadores em Educação de SC (Sinte SC), a decisão foi tomada durante assembleia realizada no dia 4, em Florianópolis. Na última quinta-feira (18) a categoria participou de uma audiência de negociação com o governo estadual, mas as tratativas não vingaram.
Entre os pontos em destaque para a greve estão a valorização da carreira, aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis, revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores.