Quanto tempo dura o fluido de transmissão automática e quando você deve trocá-lo?

Todo mundo faz um grande negócio sobre as trocas regulares de óleo e o fluido de transmissão automática. Assim como qualquer parte do carro, o óleo se desgasta durante o uso e precisa ser substituído para garantir que seu carro continue operando com eficiência máxima.

Mas na verdade, o óleo pode ser a parte que mais trabalha do seu carro, já que ele é espremido e circula pelo motor milhares de vezes por minuto e sofre com vários ciclos de calor ao longo de sua vida útil.

O fluido de transmissão automática trabalha muito, especialmente em um carro ou caminhão com transmissão automática, onde ele não é apenas lubrificante, mas é também o sangue vital de todo o mecanismo.

na foto aparece o fluido de transmissão automática sendo trocado em uma troca de óleo

Fluido de transmissão automática precisa ser verificado sempre – Foto: Freepik/ND

Você precisa trocar o fluido de transmissão automática?

A maioria das pessoas não pensa em fluido de transmissão automática até que seja necessário, ou quando já é tarde demais. O fluido de transmissão automática é muito melhor hoje do que era há 10 anos.

Houve avanços constantes na metalurgia e ciências dos materiais que entram na produção de transmissões que sustenta esse fluido. Os metais ficam mais fortes, as tolerâncias mais apertadas, os óleos ficam mais escorregadios e as coisas duram muito mais.

Assim como os óleos de motor modernos, os fluidos de transmissão vê em duas formas: a sintética e a orgânica. Ambos os tipos se desgastam e precisam ser trocados em algum momento da vida útil de um carro.

Caso você tenha um carro mais novo ou que esteja ainda na garantia, basta seguir os intervalos de manutenção sugeridos pelo fabricante. A regra prática parece ser uma descarga completa da transmissão e reabastecimento em algum lugar entre 60 mil e 120 mil milhas (entre 96.560 e 193.121 km).

Caso esteja dirigindo um veículo mais antigo, vai precisar ser um pouco mais proativo para descobrir quando e onde trocar o fluido de transmissão automática. Você deve verificar o nível a cada troca de óleo para ter certeza. Se sua transmissão estiver vazando ou perdendo fluido, você não quer ser surpreendido.

E o que fazer quando ele está desgastado?

É bem fácil saber quando ele está desgastado. A transmissão de fluido pode escorregar e perder potência sob aceleração, ou as trocas entre as marchas podem ser mais ásperas e barulhentas.

na foto aparece o fluido de transmissão automática sendo verificado e trocado na oficina

Na primeira revisão, recomenda-se fazer a troca de óleo do motor – Foto: Freepik/ND

O carro pode hesitar e aumenta durante a condução, ou a transmissão pode ficar mais quente do que o normal e reduzir a eficácia do fluido de transmissão.

O pior cenário que pode ocorrer é quando a transmissão de fluido se auto-consome ou explode, deixando você preso em algum lugar com uma poça crescente desse fluido.

Certifique-se de verificar o nível da transmissão durante as trocas regulares de óleo e verifique ao redor de onde você estaciona para ver se o carro está vazando alguma coisa. Se ele estiver baixo, complete a transmissão.

Fora isso, trocar o fluido de transmissão ou o óleo da engrenagem a cada 100 mil milhas (160 mil km) é a melhor prática.

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