Como desligar corretamente um carro automático? Estes são os erros comuns que destroem o câmbio

Desligar um carro automático pode parecer simples, mas fazê-lo de maneira correta é crucial para cuidar do carro.

Além de girar a chave ou apertar um botão, alguns passos podem prolongar a vida útil da transmissão e de outros componentes do carro automático.

Seguir o procedimento adequado para desligar um carro automático não só evita desgastes desnecessários, mas também garante mais segurança ao estacionar.

na foto aparece um carro automático por dentro com câmbio a ser utilizado

Seguir uma sequência específica para desligar o carro automático reduz o esforço sobre a transmissão e os freios e evitar danos a longo prazo – Foto: Fiat/Divulgação/ND

De acordo com o piloto especialista da Michelin, Pablo Sáenz, seguir uma sequência específica reduz o esforço sobre a transmissão e os freios e evita danos a longo prazo.

“Esse procedimento evita que o mecanismo de estacionamento dentro da caixa de câmbio sofra uma tensão desnecessária, que com o tempo pode levar a danos caros no veículo”, destaca.

O jeito correto de desligar o carro automático

  • Pare completamente: Com o pé no freio, pare o carro por completo.
  • Ponto morto: Mude a alavanca para a posição “N” (Neutro).
  • Freio de mão: Acione o freio de mão.
  • Solte o freio: Solte o pedal do freio lentamente para que o peso do carro fique sobre o freio de mão, e não na transmissão.
  • Posição de estacionamento: Engate a alavanca em “P” (Parking).
  • Desligue o motor: Agora sim, desligue o motor.

Atenção ao “N”:

Usar o “N” exige certo cuidado. De acordo com Sáenz, alguns motoristas erram ao mudar para “N” com o carro em movimento, o que prejudica a lubrificação da caixa de câmbio e causa desgaste prematuro.

na foto aparece a alavanca de marcha de um carro automático

Alavanca de câmbio automático tem função extra – Foto: Reprodução

Utilizar o “N” antes do freio de mão e do “P” é o ideal, pois isso reduz a pressão nas engrenagens e evita trancos na transmissão, principalmente em ladeiras.

Carros Turbo:

Nos carros com a função turbo, desligar o motor logo após uma condução intensa pode danificar o turbo. O óleo quente que o lubrifica para de circular, acumula resíduos e causa desgaste.

Espere alguns segundos antes de desligar, e assim o sistema de lubrificação e arrefecimento funcione.

Pablo Sáenz lembra que alguns modelos de carros automáticos, como híbridos ou com transmissões automáticas avançadas, têm ventiladores elétricos que precisam completar seu ciclo antes do motor ser desligado.

Caso esse processo seja interrompido, isso pode afetar a temperatura de certos componentes e comprometer seu desempenho a longo prazo.

Erros comuns de motoristas com o carro automático

  • Engatar o “P” antes do freio de mão: Isso coloca todo o peso do carro no mecanismo de estacionamento da caixa de câmbio, causando desgaste e possíveis quebras.
  • Não usar o “N” antes do “P”: Mudar direto de “D” (Drive) para “P” pode causar um tranco na transmissão, especialmente em altas rotações.
  • Confiar só no “P” em ladeiras: Em ladeiras, o peso do carro força o mecanismo de “P”, dificultando a mudança de marcha e podendo até travar a alavanca.

Tipos de transmissão e seus cuidados

  • Convertidor de Torque: Siga o procedimento padrão, sempre acionando o freio de mão antes de engatar o “P”.
  • CVT: O processo é similar, mas alguns modelos impedem a mudança para “P” sem o freio de mão acionado.
  • Dupla Embreagem (DCT): Mais sensíveis ao calor, exigem alguns segundos de espera antes de desligar o motor após uso intenso.

Seguir essas dicas simples garante um maior cuidado com seu carro automático, evita problemas e prolonga a vida útil da transmissão.

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