Em alta, assessoria de investimentos atrai profissionais em busca de nova carreira e crescimento na Paraíba

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 27 fev 2025

Pioneira neste mercado, XP Investimentos criou programa focado em capacitação e formação de assessores

Apontada como a profissão do futuro no mercado, a assessoria de investimentos se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro. Segundo relatório da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), em janeiro deste ano, já haviam mais de 26,7 mil profissionais na área — em 2023, eram 24,8 mil.

Nascida com foco em educação financeira, a XP é pioneira no atendimento com assessores que desempenham um papel fundamental, que vai além de apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e prospecção. O profissional é o parceiro-chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e tem sua confiança para ajudá-lo a administrar seu patrimônio e planejar seu futuro.

“A carreira de assessor de investimentos é uma das que mais cresce nos últimos anos e no Brasil essa indústria ainda está se desenvolvendo. A profissão atrai pessoas que buscam um segmento promissor, com oportunidades até para aqueles que não têm conhecimento sobre o mercado financeiro. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”, diz Paulo Pereira Filho, líder de expansão da XP no Norte e Nordeste.

No Nordeste, onde a companhia vem investindo fortemente, a última edição do XP Future atraiu muitos interessados e, segundo Paulo, o número de contratados foi o maior do país: “A região do Nordeste responde por 24% de todas as contratações do último XP Future e isso nos traz um novo gás para iniciar um ano”, comenta.

Performance e oportunidades de crescimento

Formada em Marketing desde 2016 e com MBA em Gestão de Pessoas, a paraibana Olivandia Dantas construiu uma carreira de 11 anos na área de telecomunicações, onde aprendeu sobre resiliência, relacionamento com pessoas e trabalho em equipe. Sua última experiência foi como gerente de negócios de uma empresa de telefonia, mas, no ano passado, ela resolveu mudar e apostou na profissão de assessora de investimentos.

“Acredito que a maior habilidade para essa transição de carreira está em ser determinada, com objetivo e resiliente com o processo. A oportunidade de me reinventar, atuar em algo novo e sair da zona de conforto me atraiu e com essa nova carreira, oportunidades profissionais e todo o apoio educacional da XP para aprendizado e evolução”, conta Olivandia.

Há seis meses na XP, a nova assessora tem a expectativa de crescer cada dia mais, com persistência, para alcançar as metas e objetivos. “Sou nascida em São Mamede, uma cidade com apenas 6 mil habitantes. Comecei cedo, como vendedora de cosméticos no bairro e hoje, com o suporte da XP Future, acredito que posso chegar onde sempre sonhei”, conclui.

Capacitação

A última edição do XP Future, no final do ano passado, foi feita de forma simultânea em 30 cidades, abrindo as portas de uma das maiores instituições financeiras do país para uma nova leva de assessores. O processo seletivo culminou com o XDay, no dia 7 de dezembro, quando líderes da companhia se reuniram presencialmente com os candidatos pré-selecionados.

Todos os candidatos ao XP Future foram pré-selecionados a partir do perfil comercial e da capacidade de se adaptar aos valores e propósitos da companhia. Os aprovados têm aulas técnicas sobre o mercado e produtos financeiros, com suporte das lideranças da XP, e aperfeiçoamento comercial. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações CPA-20 ou CEA.

“Um bom assessor de investimentos deve ter habilidades de relacionamento interpessoal e, principalmente, habilidades comerciais, além de ter um perfil empreendedor, organizado e disciplinado. É preciso ter valores alinhados à cultura da empresa, o que inclui foco no cliente, ter grandes sonhos, mente aberta e espírito empreendedor”, conclui Paulo.

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.