Países das Américas terão acesso à vacina contra o HPV9 por meio do Fundo Rotativo da OPAS a partir de meados de 2025

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou que a vacina HPV 9-valente estará disponível para países das Américas por meio de seu Fundo Rotativo para Acesso a Vacinas a partir de julho de 2025. Isso facilitará o acesso mais eficiente à vacina, que fornece proteção contra 9 cepas do papilomavírus humano (HPV), associadas a vários tipos de câncer.

Espera-se que esta iniciativa forneça aos programas de imunização mais ferramentas para proteger suas populações contra os genótipos mais prevalentes no câncer cervical e reduzir a carga de doenças relacionadas ao HPV: a vacina 9-valente tem 5 valências a mais que sua versão anterior (vacina quadrivalente) contra esses genótipos.

Todas as vacinas incluídas no portfólio do Fundo Rotativo da OPAS são pré-qualificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou por uma autoridade de referência, buscando oferecer tecnologias de saúde de qualidade, seguras e alinhadas a critérios técnicos.

“A inclusão da vacina HPV9-valente no Fundo Rotativo permitirá que os países das Américas redobrem seus esforços na prevenção de cânceres relacionados ao HPV, expandindo o alcance da proteção contra esse vírus”, disse Santiago Cornejo, Gerente Executivo dos Fundos Rotativos Regionais da OPAS. “Ao trabalharmos juntos, podemos tornar as vacinas que salvam vidas mais acessíveis a todos e continuar a meta de eliminação do câncer cervical até 2030. ”

A vacina contra o HPV 9-valente é recomendada para pessoas entre 9 e 26 anos, dependendo do calendário de imunização de cada país.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a HPV4 – recombinante, que protege contra os genótipos 6, 11, 16 e 18 do papilomavírus humano (HPV). Acesse aqui o esquema vacinal do HPV preconizado pelo MS.

 

A vacinação é um elemento-chave da Diseases Elimination Initiative – OPAS, que busca acabar com mais de 30 doenças até 2030, incluindo o câncer cervical. A meta é vacinar 90% das meninas até os 15 anos de idade com pelo menos uma dose da vacina contra o HPV.

O Fundo Rotativo da OPAS permite que os países combinem seu poder de compra para negociar melhores preços e garantir um fornecimento permanente e oportuno de vacinas e suprimentos relacionados. Essa abordagem reduz custos e simplifica o processo de aquisição para os países participantes.

 

Fonte:

Organização Pan-americana da Saúde (OPAS)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.