Procurador Valberto Lira morre aos 76 anos; MPPB decreta luto oficial

Siga @radiopiranhas

O procurador de Justiça aposentado Valberto Cosme de Lira faleceu aos 76 anos, deixando um legado de mais de 40 anos de serviço ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). Em sua homenagem, a Procuradoria-Geral de Justiça decretou três dias de luto oficial.

O velório será realizado a partir das 11h desta segunda-feira (24) no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, onde o sepultamento está marcado para as 16h.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, lamentou a perda: “Nosso amado Valberto Lira nos deixou. Uma perda irreparável para o Ministério Público, para os familiares, para os amigos e para toda a sociedade. Ele foi um membro exemplar, extremamente comprometido com a missão institucional do MP.”

Carreira e legado

Natural de Umbuzeiro, Valberto Lira ingressou no MPPB em 1981 e atuou em diversas comarcas do estado, sendo promovido para João Pessoa em 1992. Ocupou cargos importantes, como curador do Patrimônio Público e procurador de Justiça Cível.

Ao longo da carreira, foi coordenador de núcleos e comissões voltadas à defesa dos direitos humanos, políticas públicas e segurança nos estádios. Também integrou o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Valberto Lira aposentou-se em fevereiro de 2023, após mais de quatro décadas dedicadas ao serviço público.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.