Atacado pela oposição, Lula bomba programas já lançados para tentar recuperar popularidade

Intenção do anúncio em rede nacional nesta segunda foi se contrapor a ataques de opositores, de que governo só produziria notícias negativas. Atacado pela oposição bolsonarista diariamente nas redes sociais, o presidente Lula decidiu convocar um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, nesta semana, para falar de pautas positivas.
A intenção do governo, é claro, era a de melhorar a popularidade de Lula e divulgar programas que, talvez, ainda não fossem de conhecimento de parte da população.
Em uma fala curta, direta e em tom informal, Lula falou dos programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular.
O Pé-de-Meia enfrentou dificuldades recentes por ainda não estar no Orçamento da União. O Tribunal de Contas da União autorizou o pagamento, mas cobrou que o governo coloque no projeto do Orçamento de 2025 (ainda não aprovado pelo Congresso) para evitar que os gastos fiquem fora do arcabouço fiscal.
O Pé-de-Meia é visto como a única marca nova criada durante o terceiro mandato do presidente Lula. Surgiu de uma proposta da hoje ministra do Planejamento, Simone Tebet, quando ela foi candidata à Presidência.
Para apoiar Lula no segundo turno, pediu que o candidato petista incorporasse a ideia em seu programa.
O presidente usou o anúncio em rede nacional para divulgar que o depósito de R$ 1 mil por ano e R$ 200 mensais para estudantes que não abandonarem o ensino médio começa nesta terça-feira (25).
Já o Farmácia Popular, agora, garante gratuidade a todos os medicamentos do programa.
Medidas ‘reanunciadas’
As duas medidas já haviam sido lançadas, mas pesquisas encomendadas pelo governo mostraram que a população ainda não tinha conhecimento de fato das iniciativas positivas do governo Lula.
Faz parte da estratégia do novo ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira, de “bater bumbo” sobre agendas positivas para que elas cheguem até a população.
Lula tem reclamado dos ataques da oposição nas redes sociais neste início de ano.
Os bolsonaristas deixaram de lado os ataques na pauta de costumes e passaram a mirar na inflação em alta e nas dificuldades de gestão do governo.
A equipe de Lula reclama que a oposição está conseguindo colar no governo a imagem de que o governo só tem notícia negativa. Por isso, a decisão de relançar os programas com maior potencial de impactar positivamente o eleitorado.
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