PF combate organização criminosa em Balneário Camboriú envolvida em fraude com criptomoedas

A Polícia Federal fez nesta terça-feira (27) a Operação Fast, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava em projetos fraudulentos relacionados à criação de criptomoedas e NFTs (“Non Fungible Tokens”).

A ação cumpre dois mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Curitiba e Londrina. Além disso, foram determinadas medidas de sequestro e bloqueio de bens de cinco pessoas e três empresas.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Esquema fraudulento

A investigação revelou que a organização criminosa, sediada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, desenvolveu diversos projetos interligados. Em um deles, os investidores adquiriam uma criptomoeda criada pelo grupo com suposto valor atrelado a parcerias com empresas. A promessa era de altos lucros por meio de corretoras de criptomoedas, com lançamento promovido em uma feira de criptoativos em Dubai.

Posteriormente, a organização também passou a atuar na venda de franquias de mobilidade urbana, esquema que ainda é divulgado pelos integrantes.

Estimativa de vítimas e prejuízos

Até o momento, a PF identificou aproximadamente 22 mil vítimas no Brasil e no exterior, com perdas estimadas em R$ 100 milhões de reais.

Os integrantes do grupo responderão por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas máximas somadas podem chegar a 28 anos de reclusão.

A investigação foi iniciada após análise de denúncias recebidas pelo canal oficial da Polícia Federal em Itajaí para tratamento de informações sobre pirâmides financeiras ([email protected]). A PF reforça o sigilo no tratamento das denúncias encaminhadas por esse canal.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Itajaí sedia duelo entre Marcílio Dias e Vasco pela Copa do Brasil

Vídeo: PRF encontra 10 fuzis em carro que seguia para Blumenau

Segurança no trânsito: moradores pedem medidas após acidente na rua Gustavo Salinger

O post PF combate organização criminosa em Balneário Camboriú envolvida em fraude com criptomoedas apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.